Recicla Sampa - ONU: Reabertura do turismo deve abolir plástico de uso único
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

ONU: Reabertura do turismo deve abolir plástico de uso único

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Cafeteria oferece desconto aos clientes que levarem sua própria caneca. Foto: mangpor2004 / Shutterstock

Um novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) produzido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (Wttc) destaca o problema da poluição plástica e pede que a reabertura no pós-pandemia dê prioridade ao fim do uso de embalagens de uso único no setor.

Com o título “Repensando produtos plásticos descartáveis em viagens e turismo”, o documento identifica pontos críticos e fornece recomendações práticas e estratégicas para empresas e legisladores. O objetivo é facilitar ações e políticas coordenadas que impulsionem uma mudança para modelos de redução e reciclagem dos resíduos.

As recomendações incluem, por exemplo, a preferência de fornecedores de produtos reutilizáveis e o planejamento de procedimentos que evitem o retorno aos plásticos descartáveis.

O relatório também propõe apoiar projetos de pesquisa e inovação de modelos de design de produtos e serviços que diminuam o uso desses itens, bem como revisar políticas e padrões de qualidade vinculadas aos conceitos das boas práticas de governança corporativa (ESG), tendência do século XXI.

Vice-presidente da Wttc, Virginia Messina explicou que a pandemia acelerou a agenda ambiental no mundo todo, com empresas e formuladores de políticas públicas ampliando seu foco na sustentabilidade do planeta.

“Esperamos que as organizações tenham finalmente despertado e que se comprometam a reduzir os plásticos de uso único em suas atividades”, disse Messina.  

Foto1
Motoboys fazendo entregas na cidade de São Paulo. Foto: Tiago Pestana / Shutterstock

Pandemia X Lixo Plástico

A pandemia teve impactos negativos e positivos na questão do lixo plástico. A demanda por embalagens, talheres e outros itens descartáveis cresceu nos últimos 15 meses, principalmente em função da ascensão dos serviços de delivery, com destaque para os aplicativos de entrega de comida.

Por outro lado, a crise sanitária aumentou a demanda por produtos e serviços ambientalmente responsáveis, tendência que já aparecia em um estudo global de 2019, onde 82% dos entrevistados declaravam-se conscientes do impacto ambiental dos resíduos plásticos e afirmavam agir para combater este tipo de poluição.

Mais recentemente, uma pesquisa contratada pelo Pnuma e pela organização Oceana indicou que 72% dos consumidores dos APPs gostariam de receber seus de pedidos delivery sem embalagens plásticas descartáveis.

VOCÊ PODE AJUDAR!

O seu papel é fundamental para a redução do uso do plástico ou para seu reaproveitamento. Uma primeira dica é verificar se a produção do que você anda usando em casa é feita com plástico reciclável. Para isso, basta procurar o símbolo da reciclagem nas embalagens. São aquelas setinhas que apontam uma para outra em formato triangular.

A segunda dica é separar o lixo em dois: comum e reciclável. Assim, você garante que os resíduos plásticos sejam encaminhados para uma Central Mecanizada de Triagem ou para uma cooperativa de catadores de lixo reciclável.

CASO VOCÊ AINDA NÃO PRATIQUE A COLETA SELETIVA, AÍ ESTÃO ALGUMAS DICAS PARA COMEÇAR! FAÇA SUA PARTE! 

Tenha duas lixeiras em casa para separar o lixo comum do reciclável, isso facilita o processo. Higienize suas embalagens antes de descartá-las para a coleta, o importante é utilizar água de reuso ou guardanapos sujos no procedimento.

Fique atento aos dias e horários que o caminhão da coleta seletiva passa na sua residência, não misture os sacos do comum com os recicláveis. Coloque o lixo para coleta com poucas horas de antecedência, assim, ele não corre o risco de ser levado pela chuva, entupindo bueiros e causando enchentes.

Texto produzido em 30/6/2021


Últimas

Notícias

Indicadores de coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024
Notícias

Reciclagem não é solução para crise do lixo plástico

Relatório revela que fabricantes reconhecem ineficiência da circularidade há décadas

20/02/2024