Recicla Sampa - ONU lança site com foco na educação ambiental
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

ONU lança site com foco na educação ambiental

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Página oferece recursos e materiais para professores do ensino fundamental e médio. Foto: SeventyFour / shutterstock.com

A ONU lançou no último dia 24 de janeiro uma página integrada com recursos e materiais de educação ambiental para o público brasileiro.

A iniciativa busca atender uma demanda global, detectada em uma pesquisa, de professores do ensino fundamental e médio que alegam não terem recursos para conscientizar seus alunos sobre as mudanças climáticas.

De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), apesar de 95% dos profissionais do setor considerarem importante abordar o tema, menos de 30% disseram ter caminhos para educar os estudantes.

Vale destacar que 70% dos jovens entrevistados afirmaram ter dificuldades em explicar, por exemplo, o que é aquecimento global e crise climática.

Segundo a equipe de comunicação da ONU, neste processo contínuo de conscientização sobre o meio ambiente, capacitar indivíduos e comunidades para resolverem problemas ambientais é fundamental.

“Por isso, com a participação das agências especializadas, fundos e programas das Nações Unidas no Brasil, reunimos diversos materiais que podem servir de guia na jornada para entender melhor as questões ambientais”, diz a nota de apresentação do site da iniciativa.

Clique aqui e confira a página de educação ambiental da ONU

Recicla Sampa nas Escolas

Antenado nas tendências de futuro, o Recicla Sampa lançou no ano passado um conteúdo especial com propostas de atividades de educação ambiental para professores de todo Brasil.

O documento é norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pelo Currículo da Cidade de São Paulo e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Disponível para download gratuito, o objetivo do material é subsidiar professores de diferentes disciplinas de cada fase do ciclo educacional com dados e evidências sobre mudanças climáticas e resíduos sólidos.

Os exercícios e propostas de atividades pedagógicas buscam apresentar, contextualizar e promover reflexões e debates acerca dessas pautas, que além de transversais, são fundamentais para a construção de um mundo ambientalmente sustentável.

Durante cada fase educacional, serão implementadas práticas educativas adequadas, permitindo que o conhecimento seja absorvido de forma gradual e contínua.

Essas práticas estarão integradas às atividades básicas do dia a dia e vão garantir uma jornada de aprendizado consistente e aplicável.

Os temas passam pelos impactos da crise ambiental e do aquecimento global, chegam ao descarte correto dos resíduos sólidos e apresentam o destino do lixo coletado pela Prefeitura na capital. Idealizados e produzidos pelos professores Ricardo Lopes Crispino e Ana Lucia Mendonça, os materiais e conteúdos de apoio para a preparação das aulas incluem textos de introdução, minidocumentários, ilustrações, vídeos, fotos e modelos de exercícios.

“Com esse documento, buscamos criar uma base sólida de conhecimento e sensibilização para educadores sobre conceitos fundamentais de diferentes temas vinculados à sustentabilidade ambiental do planeta”, explica Ana Lúcia Mendonça, empresária da área de comunicação e mestre em Ciências Florestais.

Clique aqui e acesse o Recicla Sampa nas Escolas


Últimas

Notícias

Lei exige tampas fixas em garrafas plásticas na Europa

Nova legislação busca garantir reciclagem das tampinhas junto às garrafas e embalagens

18/07/2024
Dicas de Reciclagem

Projeto de reciclagem de vidro recuperou 59 mil toneladas em 2023

Confira dicas e orientações para garantir o reaproveitamento das garrafas e embalagens

17/07/2024
Notícias

São Paulo mais que dobra coleta de resíduos com logística reversa

Volume passou de 302,51 mil toneladas em 2012 para 828,42 mil toneladas em 2023

16/07/2024
Notícias

Presidente Lula assina lei de incentivo à reciclagem no Brasil

Objetivo é reduzir custos operacionais e dinamizar cadeia produtiva do setor

15/07/2024