28 de Agosto de 2024,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Empresa brasileira especializada em soluções de gestão ambiental, a Ambipar anunciou uma nova parceria com a Circular, instituição associada à Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT), para o lançamento do Projeto Circular.
O objetivo da iniciativa é estruturar as cooperativas de reciclagem no Brasil e oferecer condições de trabalho dignas para os catadores.
De acordo com a Ambipar, um bom exemplo será a substituição das tradicionais carroças de catadores de reciclável por triciclos elétricos.
Além disso, o projeto vai oferecer treinamento, uniformes, equipamentos de segurança, maquinários e infraestrutura, com vestiários, organização e limpeza dos espaços de armazenamento dos resíduos.
Em outra frente, o Circular prevê fortalecer a formalização da atividade dos profissionais do setor e promover sua integração ao sistema nacional de gestão de resíduos de forma justa e sustentável.
Neste primeiro momento, será feito um mapeamento da realidade e das necessidades das mais de 500 cooperativas associadas à ANCAT, seguida de um plano de transição específico para cada uma.
“Com um salto na rede da reciclagem e o fortalecimento da categoria, o Projeto Circular antecipa uma necessidade do mercado e deve potencializar ainda mais a logística reversa do Brasil”, informa a Ambipar.
Materiais têm reciclabilidade e podem ser descartados na coleta seletiva em SP
Iniciativa é uma forma de reconhecer o trabalho diário da Fepacoore e Rede Sul
Iniciativa aposta na educação ambiental e já retirou 20 toneladas de resíduos da Almada
Aparelho é lixo eletrônico e não deve ser colocado no saco de recicláveis comuns