07 de Outubro de 2024,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Divulgada na última quinta-feira (3), a pesquisa Sustentabilidade & Opinião Pública, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que 88% dos brasileiros adotam mais de cinco práticas sustentáveis.
Entre as práticas mais citadas estão: não jogar lixo nas ruas, evitar o desperdício de água, de comida e de energia, reduzir a produção de lixo, reaproveitar a água e adotar serviços compartilhados, como transporte por aplicativos.
Quando o assunto foi a reciclagem no Brasil, passou para 47% o percentual dos que afirmam sempre separar os materiais. No ano passado, 44% adotavam a prática.
Os principais itens separados são os plásticos em geral, garrafas PET (55%), alumínio (44%), papel, papelão e jornal (36%).
Ainda segundo a pesquisa, aumentou o número de brasileiros que afirmam ser mais fácil encontrar produtos ecologicamente responsáveis, passando de 26% em 2022 para 31% em 2024.
De acordo com Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI, preocupação dos brasileiros com hábitos mais sustentáveis vem acompanhada por uma maior oferta de produtos por parte da indústria.
“As empresas perceberam, há anos, que a combinação entre inovação e sustentabilidade tem um papel essencial na descarbonização da produção. E que também é uma estratégia eficiente para atender a crescente demanda por bens e serviço de baixo impacto ambiental”, avalia Muniz.
A pesquisa ouviu 2.002 cidadãos com idade a partir de 16 anos em todas as unidades da Federação. O levantamento foi conduzido pela Nexus, da FSB Holding, entre os dias 18 e 24 de setembro de 2024.
Logística reversa é ferramenta fundamental para barrar uso irregular de garrafas
Maior pesquisa do tipo já feita no país alerta para políticas públicas urgentes
Nova política busca fortalecer logística reversa e valorizar catadores em todo o país
Espaço pode receber 300 toneladas de resíduos por mês e funciona 24 horas