08 de Outubro de 2024,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Um projeto da Justiça Eleitoral paulista incentiva o descarte correto e a reciclagem dos resíduos gerados durante as campanhas para prefeitos e vereadores no estado.
Batizada de Eleições Sustentáveis 2024, a iniciativa estimula partidos, coligações, federações, candidatas e candidatos a enviarem as sobras dos materiais para cooperativas e associações de catadores.
De acordo com a equipe do TRE-SP responsável pelo projeto, o objetivo é contribuir com a redução do volume de recicláveis nos aterros sanitários e gerar benefícios financeiros para os trabalhadores do setor.
Para facilitar a vida das campanhas que decidirem colaborar, o Tribunal elaborou uma planilha com informações sobre mais de 600 cooperativas, associações e empresas de reciclagem da capital, litoral e interior.
A tabela também indica se o município conta com o serviço de coleta seletiva oferecido pela prefeitura e se possui agentes ambientais autônomos em atividade.
“As entidades indicadas na planilha são apenas sugeridas, podendo os interessados fazer a correta destinação ambiental das sobras das campanhas para qualquer instituição ou empresa”, pontua em nota o TER-SP.
O Tribunal ainda informa que os materiais de propaganda eleitoral instalados de forma irregular em vias públicas e recolhidos pela Justiça Eleitoral também serão destinados à reciclagem, desde que não sejam necessários para prova em processos judiciais.
Clique aqui e saiba como participar da Campanha Eleições Sustentáveis
Prática representa uma séria ameaça ao meio ambiente e à saúde pública
Empresas sem princípios ambientais, sociais e de governança tendem a perder espaço no país
Plano de Transformação Ecológica prevê impacto positivo de R$ 372 bilhões até 2050
Iniciativa busca criar plataforma eficiente para o reaproveitamento do material no país