Recicla Sampa - Projeto oferece aula gratuita de stand up em troca de microlixo
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Projeto oferece aula gratuita de stand up em troca de microlixo

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Para ganhar 30 minutos de passeio, basta entregar copo cheio de microlixo. Foto: Krzysztof Kowalik / Unsplash

Um copo de microlixo pode valer 30 minutos de stand up na Praia do Boqueirão, na Baixada Santista, litoral Sul de São Paulo. A iniciativa, criada há dois anos pelo artista plástico Daniel Tomaz, pretende incentivar os usuários da praia a coletarem resíduos de pequeno porte que, muitas vezes, escapam do processo de limpeza pública. 

Um dia, ao observar à beira mar uma enorme quantidade de tampinhas descartadas, o artista resolveu recolhê-las para dar um destino correto ao resíduo. Foi então que teve a ideia de criar o Surf Limpeza. "Quem vier aqui e coletar um copo de microlixo vai remar de graça por meia hora", contou sobre a decisão em entrevista ao jornal A Tribuna.

O problema do microlixo é recorrente nas praias e prejudica a vida de animais marinhos. Para o biólogo Marcelo Tardelli, a bituca de cigarro, por exemplo, ao boiar no mar, pode ser ingerida por diversas espécies marinhas que a confundem com ovas de peixe e acabam tendo suas vias respiratórias obstruídas. "Quando não morrem asfixiados, acabam engolindo o microlixo que é acumulado no estômago desse animal, causando o óbito", explica em entrevista para o RJTV.

Bituca de cigarro, tampinhas de alumínio ou plásticas, canudinhos plásticos, palitos de sorvete, papéis de bala, chiclete, argolas de latas e isopor são exemplos dos resíduos presentes em abundância nas praias e que podem ser coletados pelos usuários. Quem desejar participar do projeto, só precisa entregar um copo cheio desses materiais retirados do Boqueirão. O lixo coletado vale 30 minutos de stand up, atividade de origem havaiana que vem se tornando cada dia mais popular em todo mundo.

Fontes: A Tribuna, RJTV

Texto produzido em 17/01/2019


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024