12 de Julho de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Um copo de microlixo pode valer 30 minutos de stand up na Praia do Boqueirão, na Baixada Santista, litoral Sul de São Paulo. A iniciativa, criada há dois anos pelo artista plástico Daniel Tomaz, pretende incentivar os usuários da praia a coletarem resíduos de pequeno porte que, muitas vezes, escapam do processo de limpeza pública.
Um dia, ao observar à beira mar uma enorme quantidade de tampinhas descartadas, o artista resolveu recolhê-las para dar um destino correto ao resíduo. Foi então que teve a ideia de criar o Surf Limpeza. "Quem vier aqui e coletar um copo de microlixo vai remar de graça por meia hora", contou sobre a decisão em entrevista ao jornal A Tribuna.
O problema do microlixo é recorrente nas praias e prejudica a vida de animais marinhos. Para o biólogo Marcelo Tardelli, a bituca de cigarro, por exemplo, ao boiar no mar, pode ser ingerida por diversas espécies marinhas que a confundem com ovas de peixe e acabam tendo suas vias respiratórias obstruídas. "Quando não morrem asfixiados, acabam engolindo o microlixo que é acumulado no estômago desse animal, causando o óbito", explica em entrevista para o RJTV.
Bituca de cigarro, tampinhas de alumínio ou plásticas, canudinhos plásticos, palitos de sorvete, papéis de bala, chiclete, argolas de latas e isopor são exemplos dos resíduos presentes em abundância nas praias e que podem ser coletados pelos usuários. Quem desejar participar do projeto, só precisa entregar um copo cheio desses materiais retirados do Boqueirão. O lixo coletado vale 30 minutos de stand up, atividade de origem havaiana que vem se tornando cada dia mais popular em todo mundo.
Texto produzido em 17/01/2019
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil
Organização sem fins lucrativos une reciclagem e defesa de animais abandonados