Recicla Sampa - Projeto-piloto promove economia circular no Carrefour da Marginal
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Projeto-piloto promove economia circular no Carrefour da Marginal

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Garrafas de cerveja. Foto: PJiiiJane / Shutterstock.com

Para quem nasceu nos anos 1980 e 1990, era comum ir ao mercado ou a um bar com garrafas vazias de cerveja ou de refrigerante e trocar por uma cheia, com um belíssimo desconto no preço final. 

Pode até parecer engraçado, mas o processo de logística reversa funcionava que era uma beleza no século XX. Isso antes, claro, da invasão das garrafas pet nas prateleiras.

Desde então, com exceção de algumas cidades do interior e do litoral de São Paulo, onde a lógica da economia circular ainda funciona, é raridade consumir o líquido e trocar a garrafa, principalmente aqui na capital.

Pensando numa forma de promover novamente essa cultura tão importante para um futuro sustentável, a Heineken e o Carrefour anunciaram um projeto de logística reversa em uma das grandes unidades da rede de supermercados.

A cada garrafa vazia e inteira de 600 ml da Heineken que o consumidor levar para a estação de reciclagem, ele ganhará um cupom de desconto de R$ 2 na compra da próxima cerveja. Mas atenção, o desconto só é válido na unidade da Marginal Tietê.

Uma vez descartadas, as garrafas serão recolhidas pela empresa e retornarão à operação das fábricas, para que sejam reenvasadas e voltem ao mercado. 

Assim, a Heineken completa o todo o ciclo da economia circular das embalagens de vidro.

Importante destacar que a iniciativa é um projeto-piloto e prevê também a troca de embalagens de vidro, plástico e papel por pontos que podem ser transformados em produtos e descontos. 

Para os consumidores que se interessaram em participar, é necessário se inscrever no site da starutup Molecoola, parceira do projeto, e levar os seus materiais recicláveis limpos e separados para a estação. A pontuação varia de acordo com o peso e o tipo de material levado.

Texto produzido em 7/2/2022


Últimas

Notícias

Plataforma inclusiva busca impulsionar reciclagem no Brasil

Reciclar pelo Brasil atua com foco na regularização e profissionalização de cooperativas

28/05/2024
Notícias

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil

Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades do setor em Brasília

27/05/2024
Notícias

Coopercaps e colégio Portinari promovem coleta de lixo eletrônico

Urnas serão instaladas na próxima quarta-feira na instituição de ensino da zona sul

24/05/2024
Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024