6 ideias incríveis de reciclagem com garrafa de vidro

Garrafas de vidro. Foto: eammee/shutterstock.com

Reciclagem com garrafa de vidro: 6 ideias de artesanato

18/05/2018

Imagem - Muda em lâmpada. Foto: kengphotostock/shutterstock.com

Muda em lâmpada. Foto: kengphotostock/shutterstock.com

Quantas garrafas de vidro você consome em casa no dia a dia, seja com sucos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas? Mesmo que o número não seja alto, é sempre interessante pensar em separar este material do restante do lixo, já que a reciclagem com garrafa de vidro pode lhe ajudar a decorar a casa ou até mesmo a complementar a renda.

O vidro é um material 100% reciclável e, assim como o alumínio, pode ser reciclado infinitas vezes. Uma das grandes vantagens de sua reciclagem é que o vidro reciclado possui as mesmas características e a mesma qualidade de um vidro novo, feito com matérias-primas originais.

Mas, para além disso, é possível reaproveitar as garrafas de vidro que estão paradas em casa com ideias incríveis de artesanato. Se você gostaria de saber o que fazer com este material, a opção mais comum – e com diversas variações – é decorar uma garrafa para usá-la como vaso de flores e/ou plantas. Confira abaixo as ideias mais legais de reciclagem com garrafa de vidro:

Garrafa colorida como vaso


Materiais necessários:

  • Garrafas de vidro
  • Tintas para vidro
  • Seringa
  • Pote (para misturar tintas)
  • Recipiente ou jornal/tecido (para deixar as garrafas secando)


Passo a passo

1 – Antes de tudo, retire todos os rótulos e adesivos das garrafas e higienize-as corretamente

2 – Caso deseje misturar as tintas para obter cores diferentes das que possui, faça isso no pote até alcançar o tom desejado.

3 – Com a ajuda da seringa, puxe a tinta e despeje dentro de suas garrafas.

4 – Quando já tiver despejado uma quantidade razoável de tinta, vá girando a garrafa com as mãos.

5 – Quando terminar de pintar as garrafas, deixe-as secando de cabeça para baixo no recipiente ou jornal/tecido que possa ser sujo pela tinta.

O resultado final é este:
Ideia retirada deste post.

Garrafa decorada com barbante


Materiais necessários

  • Garrafa de vidro
  • Barbante
  • Cola branca
  • Cola quente
  • Pistola de cola quente
  • Pincel
  • Fita para fazer laços (opcionais)

Passo a passo

 1 – Comece misturando partes iguais de água e cola branca para que a cola fique mais fluida. Com o pincel, vá passando a mistura de cola na garrafa por partes.

2 – Vá passando o barbante por toda a área que está com a mistura de cola.

3 – Depois que a garrafa estiver toda coberta, corte o barbante e cole a ponta com cola quente.

4 – Para decorar, você pode criar círculos com o próprio barbante, enrolando-o nele mesmo e colando a ponta com cola quente, como mostra a imagem abaixo.

5 – Também com a cola quente, que fixa melhor, cole os círculos na garrafa.

6 – Adicione a fita ao redor do gargalo, formando um laço, caso deseje um toque de delicadeza na decoração rústica.


O resultado final:
Ideia deste post.

Abajur de garrafa de vidro


Materiais necessários:

Passo a passo

1 – Antes de qualquer coisa, retire o rótulo e quais outros adesivos que tenham na garrafa e leve-a a um vidraceiro para que ele faça um furo rente ao fundo e passe o fio paralelo de cristal.

2 – Então, fure a rolha com a furadeira e passe o fio de cristal por ela.

3 – Agora, prepare a instalação do bocal passando o fio por ele e ligando-o no porta lâmpada. Instale o plug na outra ponta do fio, que servirá para ligar na tomada, e coloque o interruptor na comprimento desejado do fio.

4 – Com a cola de silicone, cole a rolha no bucal. A rolha ajuda a manter a instalação elétrica firme e centralizada na garrafa, além de dar acabamento.

5 – Ainda com a cola, fixe o porta lâmpada acima da rolha, para que ele sirva de suporte.

6 – Agora, basta instalar a lâmpada e a cúpula e seu abajur está pronto!

O resultado final:
Ideia deste post.

Castiçal de garrafa de vidro

Materiais necessários

Passo a passo

 1 – Corte um quadrado de aproximadamente 15x15 cm do feltro.

2 – Coloque a vela na boca da garrafa, para ajudar, e cubra a mesma com o tecido. Cole a sobra para fixar o tecido na garrafa.

3 – Meça a quantidade ideal de feltro para cobrir toda a garrafa e corte outro quadrado. Agora, dobre o pano na garrafa, escondendo o avesso sempre que possível.

4 – Amarre o tecido com a fita soutache, deixando sobrar aproximadamente 15 cm de cada lado.

5 – Agora, pegue cerca de 60cm da fita larga e dobre-a pelo avesso no formato de um “X”, formando um falso laço.

6 – Com a ajuda da fita soutache, amarre o laço na boca da garrafa.

7 – Finalizando a decoração, é possível cortar o excesso da fita soutache ou enrolá-la com a ajuda de um lápis, como mostra a imagem abaixo.

O resultado final:
Ideia retirada deste post.

Garrafa com desenhos geométricos

 

Materiais necessários:

  • Garrafas de vidro
  • Fita crepe
  • Tinta esmalte ou spray
  • Pincel chato
  • Estilete

 
Passo a passo

 1 – Primeiramente, retire os rótulos de demais adesivos das garrafas e higienize-as. Depois de lavadas, espere que elas sequem completamente.

2 – Com a fita crepe, crie os desenhos geométricos que desejar. Use a imaginação para criar listras, retângulos e outros. Passe os dedos com força por cima das fitas para garantir que elas não saiam do lugar.

3 – Higienize as garrafas novamente (pode ser com um pano úmido), para garantir que nenhuma sujeira possa ter ficado na superfície. Então, com o pincel chato, pinte toda a extensão das garrafas. Para que o objeto fique totalmente coberto, é indicado que você passe três demãos de tinta (ou três borrifadas generosas, caso escolha a tinta em spray).

4 – Não espere a tinta secar completamente para retirar as fitas crepe, pois, se estiver muito seca, ela pode sair junto. Com a tinta ainda úmida, retire as fitas com cuidado.

5 – Deixe as garrafas secarem em lugar arejado. Depois, arrume as pequenas imperfeições que possam ter aparecido com o estilete.

O resultado final:
Ideia retirada deste post.

Copo de garrafa de vidro


Materiais necessários:

Passo a passo

1 – Enrole a linha de algodão em volta da garrafa cerca de 5 a 6 vezes, amarre e corte as pontas. Deslize a linha até o fim da garrafa, retirando-a de volta da garrafa.

2 – Coloque a linha no recipiente e encha de removedor de esmalte. Deixe alguns segundos, até ter certeza de que ela está encharcada de removedor.

3 – Coloque a linha, agora molhada, em volta da garrafa novamente. A garrafa será cortada exatamente onde você colocar a linha, então tenha certeza de que ela está amarrada bem firme.

4 – Segure a garrafa com a boca para cima e, com o acendedor (ou o isqueiro), coloque fogo na linha. Apenas a linha pegará fogo e a chama é controlada.

5 – Vá girando a garrafa enquanto a linha vai pegando fogo, durante 20 ou 30 segundos, até que toda a garrafa esteja igualmente aquecida.

6 – Segure a garrafa com as duas mãos e coloque-a na pia (ou algum recipiente grande) cheia de gelo. As duas partes devem se separar com facilidade.

7 – Lixe as bordas da parte de baixo, que será o copo.

O resultado final:
Ideia retirada deste post.

Tags: matérias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados