Recicla Sampa - Conheça a eficiência da reciclagem das latas de alumínio
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Conheça a eficiência da reciclagem das latas de alumínio

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Latinhas descartadas corretamente retornam às prateleiras em apenas 60 dias. Foto: Kwangmoozaa / shutterstock.com

As latas de alumínio descartadas não apenas retornam às prateleiras em apenas 60 dias, mas também podem repetir esse ciclo de reciclagem mais de 120 vezes ao longo de duas décadas.

Esta incrível capacidade de reutilização coloca o alumínio como um dos materiais mais sustentáveis no mercado de embalagens.

No último ano, o Brasil reafirmou sua liderança mundial na reciclagem do material e reaproveitou um volume equivalente ao que foi disponibilizado nas prateleiras dos supermercados.

Este feito notável não só sublinha a eficiência do sistema brasileiro de logística reversa das latinhas, mas também aponta para uma gestão de resíduos exemplar que serve de exemplo para outros países, inclusive os de primeiro mundo.

A comparação com outras embalagens é igualmente reveladora. Enquanto as latas de alumínio oferecem uma taxa de reciclagem quase completa, garrafas de plástico e vidro ficam significativamente para trás, com índices muito menores.

Isso se deve, em parte, ao maior custo e complexidade envolvidos na reciclagem desses materiais, além da menor eficiência na reutilização dos recursos recuperados.

Portanto, escolher consumir bebidas em latas de alumínio não só promove a economia circular como também contribui diretamente para a redução do impacto ambiental da sociedade de consumo.

Ou seja, ao optar por latas e descartá-las corretamente, os consumidores promovem uma indústria de reciclagem robusta e diminuem a quantidade de resíduos que acabam em aterros sanitários ou no meio ambiente.

Por isso, é vital que os consumidores estejam cientes dessas informações para fazerem escolhas mais conscientes e ecologicamente responsáveis.

Promover o uso de latas de alumínio é um passo simples, porém poderoso, para fomentar práticas ambientalmente sustentáveis, essenciais para a preservação dos recursos naturais do planeta.

Leia mais

Brasil recicla 100% das latas da alumínio


Últimas

Notícias

Plataforma inclusiva busca impulsionar reciclagem no Brasil

Reciclar pelo Brasil atua com foco na regularização e profissionalização de cooperativas

28/05/2024
Notícias

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil

Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades do setor em Brasília

27/05/2024
Notícias

Coopercaps e colégio Portinari promovem coleta de lixo eletrônico

Urnas serão instaladas na próxima quarta-feira na instituição de ensino da zona sul

24/05/2024
Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024