Recicla Sampa - Reciclagem entra na pauta do Fórum Econômico Mundial
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Reciclagem entra na pauta do Fórum Econômico Mundial

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Site do evento destaca crescimento e busca por eficiência nos modelos de economia circular. Foto: photka / shutterstock.com

O site do Fórum Econômico Mundial, que segue em andamento na Suíça, publicou nesta semana um longo texto onde aborda os desafios da reciclagem para os próximos anos.

De acordo com o artigo, o setor vem ganhando impulso significativo no mundo todo e entra agora em outro estágio, principalmente pelo fato de grandes empresas e corporações anunciarem metas para o reaproveitamento de suas embalagens.

O texto também destaca as negociações do Tratado do Plástico na ONU, que busca desenvolver um instrumento internacional para acabar com a poluição plástica globalmente e é considerado o documento ambiental mais importante desde o Acordo de Paris.

“À medida que o ímpeto pelo reaproveitamento dos materiais recicláveis cresce, os atores dos setores público e privado se esforçam para entender melhor o potencial para gerar benefícios econômicos, ambientais e sociais”, afirma o artigo.   

Consumers Beyond Waste

Um ponto do artigo que chama atenção é onde a equipe do Fórum explica o Consumers Beyond Waste – Consumidores Além do Desperdício, na tradução direta.

A iniciativa quer evitar a fragmentação da definição de metas e da medição dos índices de reciclagem e testar os modelos circulares na prática antes que sejam definidos como referência.

Em resumo, o modelo pretende comprovar a eficiência da logística reversa de cada um dos setores do mercado para posteriormente ratificar e legitimar os resultados que serão divulgados.

Para se ter uma ideia, o Consumers Beyond Waste reúne desde gigantes como Coca-Cola, Nestlé, PepsiCo, Unilever e Walmart, até grandes organizações do terceiro setor, como Fundação Ellen MacArthur, Greenpeace e WWF.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024