19 de Janeiro de 2023,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O site do Fórum Econômico Mundial, que segue em andamento na Suíça, publicou nesta semana um longo texto onde aborda os desafios da reciclagem para os próximos anos.
De acordo com o artigo, o setor vem ganhando impulso significativo no mundo todo e entra agora em outro estágio, principalmente pelo fato de grandes empresas e corporações anunciarem metas para o reaproveitamento de suas embalagens.
O texto também destaca as negociações do Tratado do Plástico na ONU, que busca desenvolver um instrumento internacional para acabar com a poluição plástica globalmente e é considerado o documento ambiental mais importante desde o Acordo de Paris.
“À medida que o ímpeto pelo reaproveitamento dos materiais recicláveis cresce, os atores dos setores público e privado se esforçam para entender melhor o potencial para gerar benefícios econômicos, ambientais e sociais”, afirma o artigo.
Consumers Beyond Waste
Um ponto do artigo que chama atenção é onde a equipe do Fórum explica o Consumers Beyond Waste – Consumidores Além do Desperdício, na tradução direta.
A iniciativa quer evitar a fragmentação da definição de metas e da medição dos índices de reciclagem e testar os modelos circulares na prática antes que sejam definidos como referência.
Em resumo, o modelo pretende comprovar a eficiência da logística reversa de cada um dos setores do mercado para posteriormente ratificar e legitimar os resultados que serão divulgados.
Para se ter uma ideia, o Consumers Beyond Waste reúne desde gigantes como Coca-Cola, Nestlé, PepsiCo, Unilever e Walmart, até grandes organizações do terceiro setor, como Fundação Ellen MacArthur, Greenpeace e WWF.
Estudo indica que setor tem potencial para triplicar postos de trabalho no país
Projeto promove educação ambiental e transforma resíduos tóxicos em artesanato
Iniciativa oferece remuneração via Pix pela entrega de materiais recicláveis
Ausência de padronização e baixo valor dos materiais exigem políticas públicas firmes