Recicla Sampa - Reciclagem informal expõe milhões de crianças ao lixo eletrônico
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Reciclagem informal expõe milhões de crianças ao lixo eletrônico

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Crianças expostas ao lixo eletrônico absorvem mais poluentes em relação ao seu tamanho. Foto: Abraham Thiga Mwaura / OMS

A Organização Mundial da Saúde divulgou nesta semana o relatório Crianças e Lixeiras Digitais. O documento revela que cerca de 18 milhões de menores trabalham com reciclagem no setor informal processando os resíduos eletrônicos ao redor do mundo.

Segundo os dados da OMS, a atividade de lixo informal envolve ainda 12,9 milhões de mulheres, que ficam potencialmente expostas a um ambiente tóxico.

A publicação faz um apelo para uma ação mais eficaz e vinculativa através de políticas públicas no sentido de proteger as crianças desta crescente ameaça à saúde, que tende a se agravar bastante nas próximas décadas.

O pedido feito a exportadores, importadores e governos é para garantir um descarte ambientalmente correto dos resíduos.

As Nações Unidas e a Organização Internacional do Trabalho alertaram recentemente que as atuais 50 milhões de toneladas de eletrolixo geradas a cada ano mais que dobrarão até 2050, tornando-se o fluxo de resíduos que mais cresce no planeta.

Para o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, a alta produção e o descarte incorreto colocam o mundo num iminente tsunami de E-lixo. “Precisamos encarar essa questão da mesma forma que o mundo se mobiliza para proteger os mares e seus ecossistemas da poluição por plásticos e micro-plásticos”, afirma Tedros.

Foto1
Resíduos eletrônicos contém substâncias tóxicas e nocivas ao homem. Devem ser tratadas com muito cuidado. Foto: Recicla Sampa

Reciclagem

Ainda de acordo com o estudo, são frequentemente os pais ou responsáveis que envolvem os menores na reciclagem de lixo eletrônico por eles terem as mãos pequenas e mais hábeis do que as dos adultos.

Outras crianças vivem, vão à escola e brincam perto de lixões com altos níveis de produtos químicos tóxicos, principalmente chumbo e mercúrio, que podem afetar as habilidades intelectuais. Crianças expostas ao eletrolixo são mais vulneráveis por terem órgãos ainda em desenvolvimento.

Elas absorvem mais poluentes em relação ao seu tamanho e têm menos capacidade de metabolizar ou eliminar substâncias tóxicas. Existe um risco de exposição a mais de mil substâncias nocivas, incluindo chumbo, mercúrio e níquel.

Eletrolixo em São Paulo

Além do projeto da Green Eletron e dos pontos de descarte oferecidos pela Prefeitura, a cidade de São Paulo abriga uma iniciativa que recicla eletroeletrônicos. É a Coopermiti, uma das principais referências brasileiras na área da logística reversa no setor.

“Fomos a primeira cooperativa brasileira a ter licenciamento ambiental da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para receber os equipamentos e desmontá-los para a reciclagem”, explica Alexandre Luiz Pereira, presidente e idealizador da cooperativa de materiais eletrônicos.

"É muito comum as pessoas associarem lixo eletrônico só com computador e com celular. Esquecem que secador de cabelo, liquidificadores e sanduicheiras são lixos e-lixos também. Tudo que funciona com eletricidade, inclusive com pilhas e baterias, entram nessa categoria", completa Alexandre.

Caso você tenha em sua casa aparelhos eletrônicos que precisam ser descartados, não deixe de procurar a Coopermiti, que fica na rua João Rudge, 366, Casa Verde Baixa, zona Norte da cidade.

Confira os pontos de descarte de lixo eletrônico na capital paulista e faça sua parte!

Texto Produzido em 16/6/2021


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024