Relatório reforça benefícios ambientais da reciclagem de alumínio - Recicla Sampa
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Compartilhar - WhatsApp Compartilhar - Facebook Compartilhar - Twitter Compartilhar - Linkedin

Relatório reforça benefícios ambientais da reciclagem de alumínio

23 de Dezembro de 2021,18h00

Foto1
Latas de alumínio. Foto: MOLPIX / Shutterstock.com

Voz da indústria do alumínio na Europa, a European Aluminium apresentou recentemente um estudo que avaliou os benefícios ambientais dos processos da reciclagem e do refino de alumínio. 

De acordo com a organização, o relatório fornece números precisos e confiáveis ​​do desempenho e do ciclo de vida (LCI) da matéria prima, sendo este último dado essencial para calcular o impacto ambiental de produtos que usam alumínio em sua composição.

O primeiro dado que chama atenção é uma redução de 14% das emissões de gases do efeito estufa nos processos de refino e uma redução geral de 11% dos impactos ambientais.

Ainda segundo o relatório, o processo de refino de alumínio permite a recuperação e geração de três produtos de valor agregado: alumínio reciclado, sal fundente e óxido de alumínio. 

Essas matérias-primas recuperadas são utilizadas por diferentes indústrias, incluindo as de cerâmica e cimento.

Para Gerd Götz, diretor geral da European Aluminium, essas informações destacam a importância de impulsionar ainda mais a reciclagem de alumínio não só na Europa, mas no mundo inteiro.

“Todos os anos, cerca de 1 milhão de toneladas de sucata de alumínio são exportadas para fora da UE, o que representa uma enorme perda para a economia circular do bloco”, informa Gerd.

Alumínio: Orgulho Nacional

O Brasil segue como um dos líderes mundiais em reciclagem de latinhas. Segundo o último levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o índice de reciclagem no país ultrapassou 97% em 2020.

De acordo com os dados, de 402 mil toneladas de latas vendidas, foram recicladas 391 mil, número que corresponde a aproximadamente 31 bilhões de unidades. A reciclagem deste tipo de resíduo é uma referência de economia circular no mundo todo, com renovação infinita das embalagens.

O fortalecimento da cadeia de reciclagem resulta em benefícios econômicos e ambientais. O aumento na produtividade gera renda para milhares de famílias de catadores, além de promover a sustentabilidade através da reutilização das latas em circulação.

Texto produzido em 23/12/2021

Ícone - Carta

Receba nosso conteúdo


Últimas

Notícias

Com alta reciclabilidade, cobre é um resíduo valioso

Furto de cabos de semáforos na cidade de SP subiu 47% no primeiro semestre de 2022

03/08/2022
Notícias

Saiba como descartar o lixo de forma correta

É muito fácil separar os diferentes tipos de resíduos e começar a reciclar

02/08/2022
Notícias

Comissão da Câmara debate reciclagem de carros velhos no Brasil

Apenas 1,5% do carros velhos são reciclados no país; na Europa, índice chega a 85%

01/08/2022
Notícias

Maior parte do plástico de delivery não é reciclada, revela estudo

Dados inéditos indicam aumento de 46% de plástico enviado nos pedidos

29/07/2022