Recicla Sampa - Repense seus hábitos e recuse o plástico de uso único
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Repense seus hábitos e recuse o plástico de uso único

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Plásticos de uso único. Foto: Igisheva Maria / Shutterstock

O plástico é um dos vilões do meio ambiente e um dos desafios da humanidade no século XXI é controlar a produção e o descarte incorreto deste tipo de resíduo.

A relevância do tema é tamanha que recentemente, segundo a National Geographic, negociações para um tratado global na ONU que regule a poluição do lixo plástico ganharam força e contam até mesmo com o apoio dos produtores do setor.

Estimativas da conceituada revista apontam que todos os anos cerca de oito milhões de toneladas do resíduo vão para os oceanos, o equivalente a colocar cinco sacos de lixo cheios em cada centímetro de costa ao redor do mundo.

O tempo de decomposição do plástico é calculado em pelo menos 400 anos. Metade de todos os plásticos já fabricados foi feita nos últimos 15 anos. Entre 1950 e 2015, a produção mundial aumentou exponencialmente, de 2,3 milhões de toneladas para 448 milhões. Estimativas indicam que a produção deve dobrar até 2050.

Um dos principais responsáveis por essa quantidade assustadora são os plásticos de uso único. Como o nome sugere, são extremamente descartáveis com um tempo de vida útil curto. Muitas vezes, o tempo de vida útil é de alguns minutos com um impacto de séculos no meio ambiente, principalmente em função do descarte incorreto e da impossibilidade de reciclagem de alguns itens.

Foto1
Busque alternativas. Recuse o plástico de uso único. Foto: YesPhotographers / Shutterstock

Recuse o plástico de uso único

Precisamos repensar nossos hábitos de consumo e recusar o plástico de uso único em nossos ambientes familiares, de trabalho, de estudo e de lazer. É preciso assumir a responsabilidade pelo lixo que produzimos e buscar alternativas para minimizar seu impacto no meio ambiente.

Aquele cotonete que você usa todo dia para limpar o ouvido, o sachê de molho que acompanha a comida pedida pelo aplicativo, a bexiga e os copos das festas de aniversário, as embalagens de presente ou até mesmo aquele mexedor que você usa para misturar o café na padaria são responsáveis por gerar um nocivo impacto ambiental.  

Por isso, o Recicla Sampa organizou uma lista de plásticos de uso único que precisamos banir do nosso cotidiano com urgência.

Texto produzido em 19/8/2021 


Últimas

Notícias

São Paulo mais que dobra coleta de resíduos com logística reversa

Volume passou de 302,51 mil toneladas em 2012 para 828,42 mil toneladas em 2023

16/07/2024
Notícias

Presidente Lula assina lei de incentivo à reciclagem no Brasil

Objetivo é reduzir custos operacionais e dinamizar cadeia produtiva do setor

15/07/2024
Notícias

Julho Sem Plástico é um convite para a reflexão

Ideia surgiu para desafiar pessoas a reduzirem consumo de plásticos descartáveis

12/07/2024
Dicas de Reciclagem

Lojas Melissa têm pontos de coleta de calçados da marca

Iniciativa de sustentabilidade garante destinação adequada aos chinelos e sandálias

11/07/2024