14 de Agosto de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Buscando aplicar um modelo sem desperdícios de recursos, foi criado na Indonésia o Ijen, primeiro restaurante lixo zero do país. O empreendimento foi todo construído com materiais recicláveis e sustentáveis.
Localizado dentro do Potato Head Beach Club, em Bali, o estabelecimento ao ar livre foi projetado visando a reutilização de materiais, tendo em sua decoração um mobiliário feito de pedaços de espuma de motocicleta e madeira de origem sustentável. O piso do local foi criado a partir de uma mistura de pratos e copos quebrados e cimento. O cardápio é impresso em papéis reciclados e fixado em pranchetas feitas de restos de pneu de caminhão e chinelos. Já nas mesas, as velas colocadas em garrafas de vinhos cortadas ao meio.
Para a produção dos pratos, a equipe também pensa nos impactos ambientais. Os peixes servidos no estabelecimento são pescados por moradores locais. Todos os alimentos utilizados são produzidos por fazendeiros da região.
Durante o descarte de lixo, as atitudes não poderiam ser diferentes. Restos de comida são reaproveitados para a alimentação de porcos de fazendas locais ou compostados. Conchas, presentes em frutos do mar, são esmagadas e utilizadas como ração animal ou fertilizante. A separação dos tipos de lixo é feita em cinco categorias. Já os materiais recicláveis não orgânicos são recolhidos pela Ecolbali, empresa local de reciclagem de resíduos.
Fontes: The Greenest Post, Revista Casa e Jardim
Texto produzido em 28/01/19
Avanço é resultado de políticas públicas, educação ambiental e mudança de comportamento
Apenas 22% dos resíduos tecnológicos têm destinação ambientalmente adequada, informa ONU
Grande maioria é embalada em BOPP, material de difícil reciclagem no Brasil
Queimar resíduos têxteis apenas transforma um problema visível em um invisível