Restaurante lixo zero na Indonésia é feito com materiais recicláveis

14/08/2019

Imagem - Janelas antigas foram reaproveitadas na decoração e o piso foi feito da mistura de pratos e copos quebrados com cimento. Foto: Lonely Planet

Janelas antigas foram reaproveitadas na decoração e o piso foi feito da mistura de pratos e copos quebrados com cimento. Foto: Lonely Planet

Buscando aplicar um modelo sem desperdícios de recursos, foi criado na Indonésia o Ijen, primeiro restaurante lixo zero do país. O empreendimento foi todo construído com materiais recicláveis e sustentáveis.

Localizado dentro do Potato Head Beach Club, em Bali, o estabelecimento ao ar livre foi projetado visando a reutilização de materiais, tendo em sua decoração um mobiliário feito de pedaços de espuma de motocicleta e madeira de origem sustentável. O piso do local foi criado a partir de uma mistura de pratos e copos quebrados e cimento. O cardápio é impresso em papéis reciclados e fixado em pranchetas feitas de restos de pneu de caminhão e chinelos. Já nas mesas, as velas colocadas em garrafas de vinhos cortadas ao meio.

Para a produção dos pratos, a equipe também pensa nos impactos ambientais. Os peixes servidos no estabelecimento são pescados por moradores locais. Todos os alimentos utilizados são produzidos por fazendeiros da região.

Durante o descarte de lixo, as atitudes não poderiam ser diferentes. Restos de comida são reaproveitados para a alimentação de porcos de fazendas locais ou compostados. Conchas, presentes em frutos do mar, são esmagadas e utilizadas como ração animal ou fertilizante. A separação dos tipos de lixo é feita em cinco categorias. Já os materiais recicláveis não orgânicos são recolhidos pela Ecolbali, empresa local de reciclagem de resíduos.

 

Fontes: The Greenest PostRevista Casa e Jardim

 

Texto produzido em 28/01/19

 

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados