Recicla Sampa - São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Mês apresentou temperaturas mais elevadas desde o início das medições em 1943.

São Paulo teve o maio mais quente em 81 anos, é o que informa o último boletim do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet).

De acordo com o dado divulgado no sábado (8), o mês passado apresentou as temperaturas mais elevadas para o período desde o início das medições no Mirante de Santana em 1943.

“A média das temperaturas máximas registradas foi de 27,3 °C, o que representa 3,9 °C acima da média normal, que é de 23,4°C. O valor superou com ampla folga a média dos anos de 2019 e 1984, que foi de 25,6 °C”, informa Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo.

Ainda segundo Pegorim, em 17 dos 31 dias de maio, a temperatura máxima superou os 29°C. “O calor só diminuiu na última semana do mês, quando uma forte frente fria chegou ao Brasil e derrubou a temperatura”, recorda Josélia.

Vale destacar que segundo os institutos de pesquisa mundiais, maio também foi o mês mais quente já registrado no planeta, que vem batendo recordes consecutivos de temperaturas elevadas desde junho de 2023.

Como a reciclagem ajuda a conter o aquecimento global

A correta gestão dos resíduos sólidos é fundamental no conjunto de ações que buscam minimizar o impacto dos gases do efeito estufa na atmosfera.

A reciclagem do lixo evita uma parte significativa dos processos de produção da indústria moderna.

Mas como assim, Recicla Sampa? Por exemplo, reciclar um material evita a extração de matérias-primas virgens ao mesmo tempo que economiza energia.

E todos esses processos produtivos atuais, direta ou indiretamente, geram partículas do mais nocivo dos gases do efeito estufa, o gás carbônico.

Isso sem contar que quanto mais resíduos nos aterros sanitários, mais gases na atmosfera. Portanto, ao separar o lixo em dois (comum x reciclável) você ajuda diretamente no combate ao aquecimento global.

Por isso, a gente gosta sempre de dizer que cada um de nós carrega uma responsabilidade histórica e cada gesto, por mais simples que pareça, faz a diferença.


Últimas

Dicas de Reciclagem

Onde descartar chuveiro elétrico

Aparelho é lixo eletrônico e não deve ser colocado no saco de recicláveis comuns

11/07/2025
Notícias

Isopor está com baixa reciclabilidade, saiba como evitar

Cooperativas de SP enfrentam dificuldades para armazenar e vender o material

09/07/2025
Notícias

Lisboa estreia sistema automatizado para copos reutilizáveis

Projeto oferece reembolso automático e promete zerar uso de descartáveis ainda neste ano

07/07/2025
Notícias

Julho Sem Plástico convida a repensar hábitos de consumo

Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas

04/07/2025