14 de Julho de 2022,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Inaugurado em 1981, o Shooping Eldorado, terceiro da história da cidade, investe desde 2012 em um projeto de compostagem dos resíduos orgânicos gerados em sua praça de alimentação.
São cerca de duas toneladas de alimentos todos os dias, que depois de passar pelo processo de compostagem, acabam transformadas em adubo usado em uma horta instalada no telhado do prédio.
No local, são cultivados legumes e verduras livres de agrotóxicos e toda a produção vai parar no prato dos colaboradores do shopping, que cumpre seu papel no tripé da sustentabilidade: governança, meio ambiente e social.
De quebra, a horta ainda ameniza a temperatura interna do local, minimizando a quantidade de água utilizada nos equipamentos de ar condicionado.
“Esse é um projeto que se antecipou à Política Nacional dos Resíduos Sólidos e além de reduzir significativamente a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários, reduz também a emissão de carbono na atmosfera gerada pelo transporte dos resíduos”, informa a equipe do Eldorado.
Ainda de acordo com o pessoal do Eldorado, o objetivo é zerar nos próximos cinco anos o envio de lixo para os aterros. Mas para isso, será necessário um trabalho de conscientização com os lojistas, restaurantes e fast foods com foco na coleta dos resíduos produzidos por cada estabelecimento.
O que é compostagem
Na natureza, tudo é reciclável. Nos ecossistemas, as plantas e animais mortos se decompõem no solo, onde a matéria orgânica se transforma em nutrientes para as florestas.
Foi observando essa capacidade incrível do planeta terra que há cerca de cinco mil anos os chineses criaram a compostagem, um processo para produzir insumos agrícolas que adubam as hortas e plantações.
Ou seja, compostagem é quando os humanos gerenciam e manipulam essa decomposição biológica natural com o objetivo de produzir uma matéria estável, que contém uma quantidade bem grande e diversa de microrganismos.
Com ampla capacidade de reter a água, esses micróbios e a matéria orgânica disponibilizam os nutrientes para as plantas e geram a estrutura e a fertilidade de um solo saudável, perfeito para o manejo de verduras, frutas, legumes e outros tipos de cultura.
Isso quer dizer que você pode reciclar as cascas de fruta e legumes, os restos de alimentos em geral e as folhas do seu jardim e transformar tudo isso em um excelente adubo, 100% orgânico, ao mesmo tempo em que colabora para a sustentabilidade do planeta.
Texto produzido em 14/7/2022
Cooperativas relatam dificuldade em vender material e pontos de coleta foram desativados
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia