Recicla Sampa - Shopping de SP tem telhado com compostagem e horta orgânica
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Shopping de SP tem telhado com compostagem e horta orgânica

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Produção livre de agrotóxicos é oferecida gratuitamente aos trabalhadores do Eldorado. Foto: Divulgação

Inaugurado em 1981, o Shooping Eldorado, terceiro da história da cidade, investe desde 2012 em um projeto de compostagem dos resíduos orgânicos gerados em sua praça de alimentação.

São cerca de duas toneladas de alimentos todos os dias, que depois de passar pelo processo de compostagem, acabam transformadas em adubo usado em uma horta instalada no telhado do prédio. 

No local, são cultivados legumes e verduras livres de agrotóxicos e toda a produção vai parar no prato dos colaboradores do shopping, que cumpre seu papel no tripé da sustentabilidade: governança, meio ambiente e social.

De quebra, a horta ainda ameniza a temperatura interna do local, minimizando a quantidade de água utilizada nos equipamentos de ar condicionado.

“Esse é um projeto que se antecipou à Política Nacional dos Resíduos Sólidos e além de reduzir significativamente a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários, reduz também a emissão de carbono na atmosfera gerada pelo transporte dos resíduos”, informa a equipe do Eldorado.  

Ainda de acordo com o pessoal do Eldorado, o objetivo é zerar nos próximos cinco anos o envio de lixo para os aterros. Mas para isso, será necessário um trabalho de conscientização com os lojistas, restaurantes e fast foods com foco na coleta dos resíduos produzidos por cada estabelecimento.

O que é compostagem

Na natureza, tudo é reciclável. Nos ecossistemas, as plantas e animais mortos se decompõem no solo, onde a matéria orgânica se transforma em nutrientes para as florestas.

Foi observando essa capacidade incrível do planeta terra que há cerca de cinco mil anos os chineses criaram a compostagem, um processo para produzir insumos agrícolas que adubam as hortas e plantações.

Ou seja, compostagem é quando os humanos gerenciam e manipulam essa decomposição biológica natural com o objetivo de produzir uma matéria estável, que contém uma quantidade bem grande e diversa de microrganismos.

Com ampla capacidade de reter a água, esses micróbios e a matéria orgânica disponibilizam os nutrientes para as plantas e geram a estrutura e a fertilidade de um solo saudável, perfeito para o manejo de verduras, frutas, legumes e outros tipos de cultura.

Isso quer dizer que você pode reciclar as cascas de fruta e legumes, os restos de alimentos em geral e as folhas do seu jardim e transformar tudo isso em um excelente adubo, 100% orgânico, ao mesmo tempo em que colabora para a sustentabilidade do planeta.

Texto produzido em 14/7/2022


Últimas

Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024
Notícias

Brasília recebe Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

Considerado o mais importante do setor, evento acontece em junho na Capital Federal

22/05/2024
Notícias

A voz e os ouvidos dos oceanos

Expedição 100% feminina zarpa para pesquisar microplásticos nos mares do Brasil

21/05/2024
Notícias

Roraima lidera ranking da reciclagem no Brasil

Estado recicla 10% dos materiais recicláveis, seguido por Santa Catarina com 5%

20/05/2024