22 de Novembro de 2019,12h00
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Em março, a sorveteria americana Ben & Jerry’s anunciou que irá gradualmente retirar as embalagens plásticas de suas lojas em todo o mundo. A marca é conhecida por se envolver em causas socioambientais desde a sua fundação.
O primeiro passo sustentável da empresa é deixar de oferecer canudos e colheres de plástico aos seus clientes. As lojas disponibilizarão itens biodegradáveis, que só serão entregues mediante à solicitação do cliente. Já as colheres de plástico serão substituídas por pazinhas de madeira.
No quesito sustentabilidade, o Brasil está à frente de muitas lojas espalhadas pelo mundo. Os 24 estabelecimentos brasileiros, incluindo os de São Paulo, já trocaram os utensílios. “Começamos com esse movimento no país desde outubro de 2018”, explicou André Lopez, diretor de marketing da Ben & Jerry’s no país em nota oficial à imprensa.
A companhia tem consciência que esses são apenas pequenos passos rumo à sustentabilidade. De acordo com a empresa, a maior vitória é poder mudar os hábitos dos consumidores para que eles façam escolhas ambientalmente corretas.
Em todo o mundo, assim como no Brasil, as lojas são conhecidas por ações promocionais com distribuição de sorvetes gratuitamente. Existe uma data em especial que isso acontece globalmente: 9 de abril. Conhecido como “Free Cone Day”, em 2019, a celebração completou 40 anos. A companhia promoveu a distribuição de casquinhas como forma de retribuir seu carinho à comunidade.
A edição brasileira contou com um toque a mais. A empresa aproveitou o dia para fazer uma parceria com o WWF-Brasil (Fundo Mundial para a Natureza). Os consumidores ao adquirirem a casquinha eram convidados a assinar uma petição internacional elaborada pela organização para que líderes globais, governos e indústrias se comprometessem a produzir e utilizar menos plástico, reduzindo seu descarte na natureza. A ação aconteceu em 12 estados brasileiros.
“A Ben & Jerry’s entende que a poluição plástica em nosso meio ambiente está em níveis alarmantes. Enfrentar o problema vai além de promover ações fragmentadas ou de engajar os indivíduos para o consumo consciente. Uma resposta eficaz para esta crise requer uma mudança sistêmica global, envolvendo governos e sendo incentivado pela população.”, conta André.
A empresa também está desenvolvendo uma série de ações para diminuir seu impacto ambiental nos demais dias do ano. Entre elas está o trabalho em conjunto com uma consultoria em economia circular para melhorar o descarte dos resíduos sólidos.
Fonte: Promoview, Conexão Planeta
Texto produzido em 01/05/2019
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