Recicla Sampa - SP Coopera organiza coleta de recicláveis no Carnaval
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

SP Coopera organiza coleta de recicláveis no Carnaval

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Oito cooperativas de reciclagem estão responsáveis pelo gerenciamento dos resíduos. Foto: Divulgação / Prefeitura de São Paulo

Capitaneada pelo programa SP Coopera, uma força-tarefa organizou a gestão de materiais recicláveis durante os desfiles das escolas de samba e dos blocos de rua do Carnaval de São Paulo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), a iniciativa de sustentabilidade contou com apoio da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) e da SPTuris, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Turismo, responsável pelo apoio institucional a grandes eventos na capital.

Ainda segundo a SMDET, oito cooperativas entre habilitadas e incubadas pela Prefeitura de São Paulo participaram da coleta do lixo reciclável.

No sambódromo do Anhembi, 60 agentes da Cooperativa Central Tietê executaram o trabalho nos desfiles do último fim de semana. Eles também vão atuar nos desfiles das campeãs neste sábado (17).

Já nas vias que receberam e ainda vão receber os blocos do pós-Carnaval, as responsáveis pela prestação do serviço foram a Cooperpac, Cooperpoba, Casa do Catador e Coopere Centro (habilitadas), além da Mocuti, Grupo Divina Luz e Coopamare (incubadas).

Vale destacar que todo o lixo reciclável coletado durante os eventos do Carnaval paulistano foi vendido pelas organizações e o lucro 100% revertido para os cooperados.

“Essas organizações desempenham um papel fundamental na coleta, separação e reciclagem de materiais, promovendo a economia circular e a redução do impacto ambiental durante a festa dos foliões paulistanos", avalia Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

SP Coopera

O Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo (SP Coopera) tem como objetivo promover e incentivar a forma cooperativa de organização social, econômica e cultural na cidade de São Paulo.

Atua para fins de geração de renda focando no desenvolvimento de cooperativas, cooperados e empreendimentos coletivos, por meio de qualificação, orientação técnica, incubação, assistência educativa e socioemocional.

Leia mais

Prefeitura amplia número de cooperativas de reciclagem habilitadas em SP


Últimas

Notícias

O papel da Economia Circular na sustentabilidade do planeta

Entenda a importância da transição para novos modelos de produção e consumo

12/04/2024
Dicas de Reciclagem

Cotonetes de plástico não são reciclados no Brasil

Conheça opções de hastes plásticas sustentáveis a preços acessíveis

11/04/2024
Notícias

Construção de casas sustentáveis cresce no Brasil

Número de residenciais verdes no país cresceu 40% entre 2022 e 2023

10/04/2024
Notícias

InfluenceMap revela quem são os grandes poluidores do mundo

Relatório aponta para 57 organizações dos setores de combustíveis fósseis e cimento

09/04/2024