16 de Fevereiro de 2024,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Capitaneada pelo programa SP Coopera, uma força-tarefa organizou a gestão de materiais recicláveis durante os desfiles das escolas de samba e dos blocos de rua do Carnaval de São Paulo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), a iniciativa de sustentabilidade contou com apoio da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) e da SPTuris, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Turismo, responsável pelo apoio institucional a grandes eventos na capital.
Ainda segundo a SMDET, oito cooperativas entre habilitadas e incubadas pela Prefeitura de São Paulo participaram da coleta do lixo reciclável.
No sambódromo do Anhembi, 60 agentes da Cooperativa Central Tietê executaram o trabalho nos desfiles do último fim de semana. Eles também vão atuar nos desfiles das campeãs neste sábado (17).
Já nas vias que receberam e ainda vão receber os blocos do pós-Carnaval, as responsáveis pela prestação do serviço foram a Cooperpac, Cooperpoba, Casa do Catador e Coopere Centro (habilitadas), além da Mocuti, Grupo Divina Luz e Coopamare (incubadas).
Vale destacar que todo o lixo reciclável coletado durante os eventos do Carnaval paulistano foi vendido pelas organizações e o lucro 100% revertido para os cooperados.
“Essas organizações desempenham um papel fundamental na coleta, separação e reciclagem de materiais, promovendo a economia circular e a redução do impacto ambiental durante a festa dos foliões paulistanos", avalia Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
O Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo (SP Coopera) tem como objetivo promover e incentivar a forma cooperativa de organização social, econômica e cultural na cidade de São Paulo.
Atua para fins de geração de renda focando no desenvolvimento de cooperativas, cooperados e empreendimentos coletivos, por meio de qualificação, orientação técnica, incubação, assistência educativa e socioemocional.
Leia mais
Prefeitura amplia número de cooperativas de reciclagem habilitadas em SP
Evento gratuito acontece em maio no Parque Villa Lobos, zona oeste da capital
Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil
Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores
Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país