Recicla Sampa - Spray natural que substitui plástico é criado em Portugal
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Spray natural que substitui plástico é criado em Portugal

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Produto pode até mesmo prolongar a duração da comida no ambiente. Foto: Unsplash / Sophia Marston

Pesquisadores portugueses desenvolveram mais um aliado no combate aos plásticos descartáveis: um spray natural capaz de proteger e conservar os alimentos. A criação também é uma alternativa ao uso de papel filme e elementos químicos, como agrotóxicos, bastante utilizados no setor da produção alimentícia.

Elaborado por cientistas do Centro de Pesquisa de Montanha, do Instituto Politécnico de Bragança, localizado ao norte de Portugal, o produto foi batizado com o nome de “SpraySafe”. Resultado de vários anos de pesquisas, o spray possui em sua formulação extratos de uma planta com propriedades antioxidantes, conservantes e antimicrobacteriana.

“Por enquanto, não podemos revelar a fórmula alcançada e nem a planta da qual obtivemos o extrato”, explicou a coordenadora e pesquisadora da instituição, Isabel Ferreira à Agência Efe, em publicação na Revista Exame.

O processo de registro da patente ainda não foi concluído. Uma segunda vantagem é que o produto é totalmente vegetal e comestível, além de poder ser dissolvido em água e manter os sabores e aromas dos alimentos. Porém, tem encontrado uma limitação para que seja oficialmente finalizado: até o momento, ele só pode ser aplicado em comidas sólidas, como frutas cortadas, vegetais, cogumelos, entre outros. Estudos e testes continuam sendo realizados para que a técnica possa ser ampliada a partir de outros polímeros naturais.

Para que a tecnologia possa finalmente chegar ao grande público, o ingrediente também precisa receber a aprovação de órgãos oficiais de Portugal e da Europa, como a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, responsável por autorizar sua comercialização.

Fontes: Exame, Só Notícia Boa

Texto produzido em 17/07/2019


Últimas

Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024