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Startup e restaurante lançam embalagem compostável para delivery

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Sete em cada dez consumidores querem delivery sem embalagens descartáveis. Foto: Holiday.Photo.Top; divulgação. / shutterstock.com

Depois de mais de um ano de pesquisas e testes, a startup Já Fui Mandioca e o restaurante Da Mata Salada anunciam o lançamento de uma embalagem sustentável e compostável produzida de mandioca.

A bio-embalagem foi idealizada para atender a demanda crescente do restaurante, que busca minimizar cada vez mais o impacto ambiental das suas atividades ao entregar suas receitas via delivery.

De acordo com os idealizadores, o bowl é 100% vegano, vira adubo em cerca de 30 dias e não tem nenhuma matéria-prima testada ou proveniente de animais no seus processos de fabricação.

A produção é limpa e tem impacto positivo em todo seu ciclo: baixo consumo de água, sequestra carbono e não gera nenhum tipo de rejeito.

“Como não tem nada igual no mercado, foi preciso criar do zero todo o processo de produção. Ou seja, as máquinas, fôrmas, entre outros itens”, conta Stelvio Mazza, CEO da Já Fui Mandioca.

Delivery X Sustentabilidade

Uma recente pesquisa contratada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pela organização Oceana indica que 72% dos consumidores dos APPs de pedidos delivery gostariam de receber seus pedidos sem embalagens plásticas descartáveis.

Produzido pela IPEC Inteligência em Pesquisa e Consultoria, o estudo também indicou que 15% dos entrevistados já deixaram de pedir comida em algum estabelecimento por sentirem-se incomodados com a quantidade de plástico que recebem.

Os consumidores reclamam que recebem talheres e copos plásticos, saches de molhos, canudos e “mexedores” sem terem sido requisitados. Esse tipo de lixo, vale lembrar, é de difícil reciclagem, tem pouco valor comercial e acaba indo parar nos aterros sanitários e nos oceanos.

Ainda segundo a pesquisa, 86% dos consumidores acreditam que as empresas de aplicativo têm a mesma responsabilidade que os restaurantes e que deveriam, em conjunto, promover entregas em embalagens biodegradáveis que não agredissem o meio ambiente.

Para se ter uma ideia da insatisfação do público e do crescimento da cultura da sustentabilidade entre a população, a cada 100 entrevistados, 88 disseram que não gostariam de receber itens plásticos nos pedidos. Os campeões de reprovação são os canudos e mexedores, os talheres e garfos plásticos.

Texto produzido em 14/4/2022


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