01 de Dezembro de 2021,17h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Cuidar do destino do próprio lixo é uma das responsabilidades ambientais que devem ser assumidas por todos e faz tempo que a reciclagem do lixo é encarada como uma atividade rentável para milhares de pessoas.
Além de garantir emprego e renda para cerca de 800 mil brasileiros, o lixo reciclável também oferece oportunidades para empreendedores comprometidos com os valores da Economia Circular e da sustentabilidade.
Atualmente, algumas startups brasileiras, antenadas nas tendências do século XXI e dispostas a driblar os desafios do setor, buscam aliar tecnologia e criatividade à preservação do meio ambiente e oferecem à população ótimas oportunidades para o descarte correto do lixo reciclável.
O Recicla Sampa listou três iniciativas bem legais para você conhecer e se inspirar!
O site Rota da Reciclagem permite a consulta dos pontos de coleta mais próximos da sua casa ou do seu trabalho. A solução oferece um mapa intuitivo com os estabelecimentos identificados por ícones coloridos para incentivar o reaproveitamento de materiais que seriam descartados.
O serviço tem foco nas embalagens longa vida, aquelas que armazenam leite e suco de caixa, mas também apresenta os pontos de coleta de outros materiais recicláveis: papel, plástico, vidro e metal.
Startup brasileira de logística reversa inteligente, a Green Mining desenvolveu em 2018 uma tecnologia para mapear e coletar embalagens pós-consumo e trazê-las de volta para o ciclo de produção de forma eficiente e socialmente responsável.
Além disso, a startup emprega coletores devidamente registrados, assinando a carteira e garantindo direitos para pessoas com poucas oportunidades de emprego, além de priorizar veículos não motorizados em suas operações de coleta, evitando ainda mais o impacto dos gases do efeito estufa.
Recentemente, a Green Mining marcou presença na COP 26, representou o Brasil e apresentou para o mundo o seu case de logística reversa, que já coletou, somente em vidro, mais de 2,5 mil toneladas de garrafas e evitou a emissão de cerca de 420 mil quilos de CO2 na atmosfera.
A Plataforma Verde é uma tecnologia blockchain (com uso de dados) que reúne todos os envolvidos na gestão de lixo na produção industrial e no comércio em um sistema compartilhado e de corresponsabilidade.
Pela plataforma, é possível rastrear, de forma online, desde a geração até a destinação final dos resíduos. Por meio de um software que hospedado na nuvem, as empresas têm um canal de comunicação direto, fazem a gestão de todo o processo, geram relatórios e outras atividades para lidar com os resíduos.
De acordo com um levantamento da WWF, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de produção de lixo. Em números, geramos por volta de 79 milhões de toneladas de resíduos todos os anos e 40% desse total é descartado incorretamente.
O Brasil produz diariamente cerca de 160 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos. Entre 30% e 40% de todo esse material pode ser reaproveitado e reinserido na cadeia de produção, mas apenas 13% são efetivamente encaminhados para a reciclagem.
Texto produzido em 1/12/2021
Evento na capital paulista debate transição para uma indústria da moda sustentável
Referência no Brasil, empresa foi convidada para participar de dois painéis em Dubai
Para participar da coleta nas praias e ruas basta fazer sua inscrição no site da ONG
Plástico foi material mais encontrado e marcou presença em 88% das análises