10 de Outubro de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Localizada no litoral norte de São Paulo, a cidade de Ubatuba anunciou na última semana que irá implantar a coleta seletiva municipal.
Demanda antiga da população ubatubense e do movimento ambiental paulista, o correto gerenciamento dos resíduos na cidade é considerado fundamental para minimizar o impacto ambiental nas áreas de conservação do Parque Estadual da Serra do Mar.
Vale lembrar que a cidade tem mais de 80% de seu território coberto pela Mata Atlântica e abriga boa parte do pouco que sobrou do bioma no país.
De acordo com informações divulgadas pela rádio local Costa Azul, a prestação de serviço de coleta pública do lixo reciclável é resultado da aprovação, por unanimidade pela Câmara de Vereadores, de um projeto de lei proposto pelo Executivo municipal.
O texto concede as atividades de gerenciamento à Cooperativa de Catadores Coco e Cia, pioneira na região, e cede um terreno municipal para as operações.
Estimativas da Prefeitura indicam que pelo menos 400 toneladas de lixo reciclável deixarão de ser descartadas por ano nos aterros sanitários do Vale do Paraíba.
A cooperativa receberá ainda equipamentos, como uma prensa hidráulica de 25 toneladas, um sistema de triagem mecanizada e um caminhão exclusivo para a coleta dos materiais recicláveis.
Fundada em 2015 pela ativista Gilda Godoy, a organização é capitaneada por mulheres negras da comunidade do Ipiranguinha e cumpre um importante papel socioambiental, gerando emprego e renda para 13 profissionais, todos em situação de vulnerabilidade.
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos