Recicla Sampa - Ubatuba aprova lei e terá coleta seletiva municipal
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Ubatuba aprova lei e terá coleta seletiva municipal

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Cidade tem mais de 80% de seu território coberto pela Mata Atlântica. Foto: PMU

Localizada no litoral norte de São Paulo, a cidade de Ubatuba anunciou na última semana que irá implantar a coleta seletiva municipal.

Demanda antiga da população ubatubense e do movimento ambiental paulista, o correto gerenciamento dos resíduos na cidade é considerado fundamental para minimizar o impacto ambiental nas áreas de conservação do Parque Estadual da Serra do Mar.

Vale lembrar que a cidade tem mais de 80% de seu território coberto pela Mata Atlântica e abriga boa parte do pouco que sobrou do bioma no país.

De acordo com informações divulgadas pela rádio local Costa Azul, a prestação de serviço de coleta pública do lixo reciclável é resultado da aprovação, por unanimidade pela Câmara de Vereadores, de um projeto de lei proposto pelo Executivo municipal.

O texto concede as atividades de gerenciamento à Cooperativa de Catadores Coco e Cia, pioneira na região, e cede um terreno municipal para as operações.

Estimativas da Prefeitura indicam que pelo menos 400 toneladas de lixo reciclável deixarão de ser descartadas por ano nos aterros sanitários do Vale do Paraíba.

A cooperativa receberá ainda equipamentos, como uma prensa hidráulica de 25 toneladas, um sistema de triagem mecanizada e um caminhão exclusivo para a coleta dos materiais recicláveis.

Fundada em 2015 pela ativista Gilda Godoy, a organização é capitaneada por mulheres negras da comunidade do Ipiranguinha e cumpre um importante papel socioambiental, gerando emprego e renda para 13 profissionais, todos em situação de vulnerabilidade.


Últimas

Notícias

CNJ defende contratação remunerada de cooperativas de reciclagem

Catadores são responsáveis por cerca de 90% de todo o material reciclado no país

05/03/2026
Notícias

Chile proíbe plástico descartável em restaurantes

Lei exige utensílios reutilizáveis e amplia garrafas retornáveis nos estabelecimentos

02/03/2026
Notícias

Cooperativa Crescer impulsiona reciclagem no Carnaval de SP

Foram 1,74 toneladas de recicláveis recuperados durante Bloco Ano Passado Eu Morri

27/02/2026
Notícias

Mutirão Azul consolida 67 soluções baseadas no Oceano na COP30

Mapeamento fortalece agenda oceânica e inclui plano do Instituto Ecosurf

25/02/2026