Recicla Sampa - Ubatuba e Bertioga lideram ranking do lixo plástico em SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Ubatuba e Bertioga lideram ranking do lixo plástico em SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Municípios são campeões em resíduos descartados incorretamente por habitante. Foto: Nelson Antoine / shutterstock.com

Um estudo publicado na revista científica Marine Pollution Bulletin revelou que Ubatuba e Bertioga, cidades do litoral norte de São Paulo, lideram o ranking de impacto de lixo plástico no estado.

De acordo com os pesquisadores, os dois municípios são os campeões na quantidade de resíduos descartados incorretamente por habitante.

Vale lembrar que ambas estão inseridas nos limites do Parque Estadual da Serra do Mar, onde encontra-se o pouco que sobrou de Mata Atlântica no país.

Ainda segundo o documento, que integra o programa Blue Keepers, desenvolvido pela ONU, as 5.570 cidades brasileiras são responsáveis por gerar 10 milhões de toneladas de lixo plástico.

Desse total, 3,44 milhões acabam no Oceano Atlântico e nas praias.

Segundo um levantamento organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a cada oito quilômetros, os banhistas brasileiros vão se deparar com 150 mil fragmentos de plásticos diversos, além de 19 mil hastes plásticas de pirulitos e cotonetes.

Impacto ambiental do lixo plástico

Para dar uma ideia do impacto ambiental causado por este tipo de resíduo, a humanidade produz cerca de 460 milhões de toneladas de plásticos por ano.

Quase metade desse volume (45%) vai parar nos aterros sanitários.

Isso sem contar os 22% mal geridos e descartados incorretamente nas cidades e ecossistemas, e os 17% incinerados.

Em resumo, apenas 15% dos plásticos são destinados à reciclagem e menos de 9% são de fato reciclados.

Leia mais

ONU: É preciso fechar a torneira do plástico

Dicas para reduzir uso do plástico no dia a dia


Últimas

Notícias

Estudo detecta microplásticos em frutos do mar no Brasil

Pesquisa identificou resíduos em 70% das amostras comercializadas no país

26/11/2025
Notícias

COP 30 minimiza relevância da reciclagem

Dos 286 painéis previstos para o encontro, apenas cinco debateram resíduos sólidos

24/11/2025
Notícias

Árvore de Natal sustentável vira atração no Pq. Villa-Lobos

Estrutura de 55 metros foi construída com diferentes tipos de materiais reciclados

21/11/2025
Notícias

Catadores pelo Clima impulsionam ação global na COP 30

Declaração internacional destaca importância dos profissionais da reciclagem

19/11/2025