13 de Novembro de 2019,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Na tentativa de desenvolver a consciência ambiental em crianças e também incentivar a leitura, Michele Gentile, dono de um café biblioteca na província de Salerno, sul da Itália, resolveu criar uma iniciativa inspiradora: oferecer gratuitamente um livro para cada criança que levasse uma garrafa plástica ou uma latinha de alumínio para ser reciclada. A ação foi desenvolvida em parceria com uma escola local.
Em apenas dois dias de coleta, os materiais foram vendidos para um centro de reciclagem e renderam uma quantia equivalente a 2 mil reais. A ideia nasceu após o vendedor se deparar com uma grande quantidade de lixo em um terreno abandonado.
“Minha intenção é disseminar a paixão e o amor pela leitura entre aquelas pessoas que não têm o hábito de ler e também ajudar o meio ambiente”, declarou o livreiro à CNN.
As trocas acontecem na cafeteria de Gentile chamada Ex Libris Café. O sistema de vendas dos exemplares é inspirado na tradição napolitana “café suspenso”, onde um cliente ao adquirir um café deixa outro pago destinado a um indivíduo sem condições de arcar com o preço da bebida. As leituras que são deixadas “suspensas”, nos mesmos moldes do “café suspenso”, são destinadas às crianças que fazem a doação dos resíduos.
O criador do projeto declarou que já chegou a fazer uma doação de 60 obras em apenas um dia. O comerciante sonha que sua atitude se espalhe pelo mundo e inspire outras pessoas a fazerem o mesmo.
"Imagine se isso se transformar em um pequeno jogo: todas as crianças do mundo trocam uma garrafa de plástico e uma lata por livros. Eu sei que é apenas um sonho, mas por que não fazer isso?", disse.
Cooperativas relatam dificuldade em vender material e pontos de coleta foram desativados
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia