01 de Abril de 2019,11h45
Veja outros artigos relacionados a seguir
A cidade de São Paulo conta agora com mais um terreno destinado à reciclagem de sobras de alimentos e materiais orgânicos das feiras livres da capital. O Pátio de Compostagem da Zona Leste, inaugurado no dia 23 de novembro pela Prefeitura de São Paulo é o terceiro implantado na cidade. Uma iniciativa da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), a ação cumpre com as metas do Programa Nacional de Resíduos Sólidos, apresentando um progresso para a região. Os outros dois pátios de compostagem da cidade estão situados na região da Lapa e da Sé.
Para Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo, “além de diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros, o pátio de compostagem contribuirá para a diminuição das emissões de dióxido de carbono no meio ambiente e na economia dos custos de operação, uma vez que evita o deslocamento de caminhões”.
Operado pela empresa Inova, em parceria com a Subprefeitura da Mooca, estima-se que o espaço receberá semanalmente cerca de 60 toneladas de resíduos orgânicos, entre eles frutas, legumes e verduras, vindos das 44 feiras livres dos seguintes bairros: Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé. A estimativa da prefeitura é de que o espaço retirará dos aterros sanitários cerca de 2,8 mil toneladas de resíduos orgânicos, transformando-os em 420 toneladas de composto de qualidade por ano.
O Pátio de Compostagem da Zona Leste está situado na Rua Cirino de Abreu, em frente ao nº 456, no bairro da Mooca.
Fonte:
Assessoria de Imprensa da Prefeitura da Cidade de São Paulo
Texto produzido em 23/11/2018
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos