Recicla Sampa - 7 hortas comunitárias para conhecer em São Paulo
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

7 hortas comunitárias para conhecer em São Paulo

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Esses espaços recebem voluntários e pessoas de todas as idades e contam com diferentes tipos de colaboração. Foto: Horta Comunitária da Saúde / Facebook

Escondidas em bairros residenciais ou até mesmo entre bares e restaurantes, as hortas comunitárias de São Paulo têm mobilizado paulistanos a manterem um espaço verde e sustentável na cidade. Tendência em grandes metrópoles pelo mundo, a iniciativa devolve o bem estar e melhora a saúde dos cidadãos.

Esses espaços recebem voluntários e pessoas de todas as idades e contam com diferentes tipos de colaboração, tanto financeira quanto operacionais. Alguns desses lugares contam com oficinas, palestras e mutirões para plantio. Ficou curioso? O Recicla Sampa separou 7 hortas comunitárias para você conhecer em São Paulo:

 

Horta do Centro Cultural de São Paulo

Situada no andar superior do Centro Cultural, esse espaço é mantido, principalmente, por moradores da região do Paraíso, mas aceita voluntários de todos os lugares sem a necessidade de inscrição. Os dias para a zeladoria são divulgadas no site do CCSP ou nas redes sociais.

Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Paraíso.

 

Horta das Corujas

A Praça das Corujas, na Vila Beatriz, abriga um espaço que é aberto ao público e aos voluntários. O local é cercado para impedir a entrada de cachorros e a única regra é manter o portão fechado, sem trancar. O grupo de trabalho que mantém o lugar se organiza e se reveza por meio de um grupo nas redes sociais.

Endereço: Avenida das Corujas, 39, Vila Beatriz.

 

Jardim do Rock

Localizada no terraço da Galeria do Rock, na região da República, o local oferece cursos e oficinas para quem almeja uma vida mais saudável e quer plantar seus próprios alimentos. A horta se mantém por meio de vendas das hortaliças a bares e restaurantes do entorno. A visitação requer um guia e para ser voluntário é preciso fazer parte dos cursos do Instituto Cultural Galeria do Rock. É possível ver a programação do espaço em sua página do Facebook.

Endereço: Avenida São João, 439. República.

 

Horta Comunitária da Saúde

Um grupo de voluntários se reúne todo segundo domingo do mês pela manhã para cuidar do espaço. Inaugurada em novembro de 2013, o local surgiu por meio da parceria com a subprefeitura da Vila Mariana e ocupa um lugar onde no passado ocorriam muitos assaltos e tinha muito acúmulo de lixo. A horta é considerada agroecológica, ou seja, nada se joga fora. Ela composta seus produtos e garante seu próprio adubo, não gerando resíduos orgânicos.

Endereço: Rua Paracatu, 66, Parque Imperial

Horta das Flores

Localizada na Mooca, o objetivo do espaço é aproximar a zona rural da cidade. Com cultivo de ervas, viveiro de árvores nativas, presença de PANCs, abelhas sem ferrão, plantio de alimentos orgânicos, pomares e orquidário, o local tornou-se um atrativo de passeios, principalmente para crianças. Os mutirões para zeladoria acontecem sempre no primeiro domingo do mês e às terças e quartas-feiras.

Endereço: Avenida Alcântara Machado, 2200, Mooca.

 

Horta do Ciclista

Em uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, a Paulista, próximo ao cruzamento com a Consolação, o espaço verde existe desde 2012 com o intuito de cultivar alimentos. Por estar situada numa área pequena, as espécies plantadas são de pequeno e médio porte. Entre as plantações encontram-se por lá: girassóis, alecrim, melissa, capim santo, cebolinha, alface e outras variedades. Os mutirões para cuidar da horta acontecem todo primeiro domingo do mês. Quem quiser colaborar deve levar composto orgânico, folhas secas, pás, enxadas e mudas de pequeno e médio porte para plantio. Para mais informações, clique aqui.

Endereço: Avenida Paulista, 2439, Bela Vista

 

Horta da FMUSP

Dentro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) funciona uma horta desde 2013. O objetivo do local é mostrar que a saúde também vem por meio dos alimentos frescos. Na página do Facebook, os voluntários atualizam todas as ações feitas no espaço. Os mutirões de zeladoria acontecem às quintas após às 17h e sexta-feira ao meio dia.

Endereço: Avenida Doutor Arnaldo, 351-585, Pacaembu

 

Fonte: Casa e Jardim

 

Texto produzido em 28/02/2020


Últimas

Notícias

São Paulo mais que dobra coleta de resíduos com logística reversa

Volume passou de 302,51 mil toneladas em 2012 para 828,42 mil toneladas em 2023

16/07/2024
Notícias

Presidente Lula assina lei de incentivo à reciclagem no Brasil

Objetivo é reduzir custos operacionais e dinamizar cadeia produtiva do setor

15/07/2024
Notícias

Julho Sem Plástico é um convite para a reflexão

Ideia surgiu para desafiar pessoas a reduzirem consumo de plásticos descartáveis

12/07/2024
Dicas de Reciclagem

Lojas Melissa têm pontos de coleta de calçados da marca

Iniciativa de sustentabilidade garante destinação adequada aos chinelos e sandálias

11/07/2024