10 de Dezembro de 2019,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O que você faz com os seus tênis quando eles não podem mais ser usados? Foi pensando no futuro e na destinação correta de resíduos, que a Adidas desenvolveu o primeiro calçado 100% reciclável, que pode ter suas partes reutilizadas. O modelo foi inspirado no sistema de economia circular, que tem como pilares a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Diferentemente dos outros sapatos, onde seus componentes dão origem a um objeto totalmente modificado, a matéria-prima do lançamento da Adidas será incorporada na produção de um novo par. Por enquanto, somente 10% do antigo utensílio pode ser reaproveitado na fabricação de um novo. A marca agora trabalha para que essa porcentagem aumente.
A maioria dos tênis esportivos, utilizado por atletas ou praticantes de esportes e atividades físicas, é produzido com uma mistura de elementos agregados. Essa prática acaba impossibilitando o reaproveitamento desses itens que são enviados a lixões e aterros sanitários.
Batizado de FUTURECRAFT.LOOP, o item é feito de poliuretano termoplástico (TPU) reciclável e não possui cola. “O FUTURECRAFT.LOOP é o nosso primeiro tênis de corrida que foi feito para ser refeito. É uma declaração da nossa intenção de assumir a responsabilidade por toda a vida do nosso produto”, afirmou Eric Liedtke, membro do Conselho Executivo da Adidas, em publicação no site Ciclo Vivo.
Resultado de quase uma década de pesquisas, o tênis inovador deve demorar um pouco até chegar ao grande público. Apenas 200 exemplares foram confeccionados, como parte de um projeto-piloto. Pessoas selecionadas pela instituição serão responsáveis por realizar testes ao longo dos próximos meses. A previsão é de que até o segundo semestre de 2021 o produto chegue oficialmente às prateleiras do mundo todo. Junto ao anúncio da criação, a empresa divulgou um pequeno documentário sobre o processo de concepção que você pode conferir aqui.
Fontes: Ciclo Vivo, Época Negócios, Hypeness
Texto produzido em 01/08/2019
Unidade localizada em Bebedouro vai reduzir emissões e substituir combustíveis fósseis
Projeto resgata peças de marcas renomadas e oferece gratuitamente aos consumidores
Novos veículos de coleta vão deixar de consumir 65 mil litros de óleo diesel por mês
Inscrições para o edital Tudo na Circularidade devem ser feitas dia 5 de maio