Recicla Sampa - Adidas lança tênis 100% reciclado
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Adidas lança tênis 100% reciclado

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Batizado de FUTURECRAFT.LOOP, o item é feito de poliuretano termoplástico reciclável e não possui cola. Foto: Adidas / Divulgação

O que você faz com os seus tênis quando eles não podem mais ser usados? Foi pensando no futuro e na destinação correta de resíduos, que a Adidas desenvolveu o primeiro calçado 100% reciclável, que pode ter suas partes reutilizadas. O modelo foi inspirado no sistema de economia circular, que tem como pilares a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

Diferentemente dos outros sapatos, onde seus componentes dão origem a um objeto totalmente modificado, a matéria-prima do lançamento da Adidas será incorporada na produção de um novo par. Por enquanto, somente 10% do antigo utensílio pode ser reaproveitado na fabricação de um novo. A marca agora trabalha para que essa porcentagem aumente.

A maioria dos tênis esportivos, utilizado por atletas ou praticantes de esportes e atividades físicas, é produzido com uma mistura de elementos agregados. Essa prática acaba impossibilitando o reaproveitamento desses itens que são enviados a lixões e aterros sanitários.

Batizado de FUTURECRAFT.LOOP, o item é feito de poliuretano termoplástico (TPU) reciclável e não possui cola. “O FUTURECRAFT.LOOP é o nosso primeiro tênis de corrida que foi feito para ser refeito. É uma declaração da nossa intenção de assumir a responsabilidade por toda a vida do nosso produto”, afirmou Eric Liedtke, membro do Conselho Executivo da Adidas, em publicação no site Ciclo Vivo.

Resultado de quase uma década de pesquisas, o tênis inovador deve demorar um pouco até chegar ao grande público. Apenas 200 exemplares foram confeccionados, como parte de um projeto-piloto. Pessoas selecionadas pela instituição serão responsáveis por realizar testes ao longo dos próximos meses. A previsão é de que até o segundo semestre de 2021 o produto chegue oficialmente às prateleiras do mundo todo. Junto ao anúncio da criação, a empresa divulgou um pequeno documentário sobre o processo de concepção que você pode conferir aqui.

Fontes: Ciclo Vivo, Época Negócios, Hypeness

Texto produzido em 01/08/2019


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024