25 de Novembro de 2024,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou que 2024 pode se tornar o ano mais quente já registrado, com uma média de temperatura 1,5°C superior aos níveis pré-industriais.
O aviso foi dado durante a COP29, em Baku, no Azerbaijão, e destacou a necessidade urgente de ações eficazes para enfrentar as mudanças climáticas.
De acordo com a OMM, entre 2015 e 2024, todos os anos bateram recordes de calor, com graves consequências para os ecossistemas do mundo.
O derretimento das geleiras, a elevação do nível dos oceanos e o aumento da frequência de eventos climáticos extremos, como secas, incêndios florestais e ciclones, têm sido observados em várias partes do planeta.
Secretária-Geral da OMM, Celeste Saulo afirmou que o fato não representa uma falha no Acordo de Paris, mas serve como um alerta para a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e proteger as comunidades mais vulneráveis.
Outro indicador preocupante, o aquecimento dos oceanos atingiu recordes consecutivos desde 2023 e impactou na elevação do nível do mar. As geleiras também sofreram perdas significativas.
A correta gestão dos resíduos sólidos é fundamental no conjunto de ações que buscam minimizar o impacto dos gases do efeito estufa na atmosfera.
A reciclagem do lixo evita uma parte significativa dos processos de produção da indústria moderna. Mas como assim, Recicla Sampa?
Por exemplo, reciclar um material evita a extração de matérias-primas virgens ao mesmo tempo que economiza energia.
E todos esses processos produtivos atuais, direta ou indiretamente, geram partículas do mais nocivo dos gases do efeito estufa, o gás carbônico. Isso sem contar que quanto mais resíduos nos aterros sanitários, mais gases na atmosfera.
Portanto, ao separar o lixo em dois (comum x reciclável) você ajuda diretamente no combate ao aquecimento global.
Por isso, a gente gosta sempre de dizer que cada um de nós carrega uma responsabilidade histórica e cada gesto, por mais simples que pareça, faz a diferença.
Saiba como a reciclagem ajuda a conter a crise climática e o aquecimento global
Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular
Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre
Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025