Recicla Sampa - Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Logística reversa do material gera trabalho e renda para mais de 800 mil catadores.

O Brasil reciclou cerca de seis mil toneladas de latas de alumínio para bebidas, informa a Recicla Latas, entidade responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de logística reversa do setor no Brasil.

Ainda de acordo com dados da entidade, a iniciativa tem um forte viés socioambiental e gera trabalho e renda para mais de 800 mil catadores de lixo reciclável.

Ao todo, o país conta com 36 centros de coleta de latinhas em 19 estados. Além disso, existem centros de laminação, reciclagem e 25 fábricas distribuídas por todas as regiões.

No ano passado, segundo a Recicla Latas, atingimos um índice de 100% de reciclagem do volume do material colocado no mercado.

Foram 390 mil toneladas de sucata de latinhas recicladas, montante equivalente às 31 bilhões de unidades comercializadas pelos fabricantes em 2022.

Esse número coloca o Brasil na liderança mundial da reciclagem de alumínio e comprova que sistemas de logística reversa bem estruturados funcionam e são eficientes.

Secretário Executivo da Recicla Latas, Renato Paquet destaca que o trabalho desenvolvido no Brasil é resultado de anos de pesquisa e adaptação e afirma que a busca por evolução constante fez do país um destaque no cenário global.

“Sabemos que a reciclagem faz diferença, não só para a gestão de resíduos e dos aterros sanitários, mas também para a manutenção da camada de ozônio e no combate ao aquecimento global”, avalia Paquet.

Para se se ter uma ideia, cada tonelada de alumínio reciclada evita a emissão de cerca de 9 toneladas de CO2 na atmosfera. Nos últimos dez anos, informa Renato, a circularidade do alumínio evitou a emissão de 15 milhões de gases do efeito estufa.

“A reciclagem é a nossa contribuição para a sustentabilidade do planeta”, completa o executivo.


Últimas

Notícias

Padronização de embalagens pode ampliar reciclagem no Brasil

Simplificar materiais e cores facilitaria triagem e reduziria perdas no reaproveitamento

18/04/2025
Notícias

Austrália reduz em quase 40% poluição plástica nas praias

Avanço é resultado de políticas públicas, educação ambiental e mudança de comportamento

17/04/2025
Notícias

Geração de lixo eletrônico cresce cinco vezes mais que a reciclagem

Apenas 22% dos resíduos tecnológicos têm destinação ambientalmente adequada, informa ONU

16/04/2025
Dicas de Reciclagem

Embalagens de ovo de Páscoa não são recicladas

Grande maioria é embalada em BOPP, material de difícil reciclagem no Brasil

15/04/2025