06 de Abril de 2022,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Combater o tsunami de lixo eletrônico é tão urgente quanto combater a devastação das florestas e uma startup norte-americana uniu as duas pautas em único projeto.
A Rainforest Connection recicla telefones celulares e usa uma tecnologia inovadora para criar aparelhos que ajudam a combater o desmatamento ilegal em diferentes países, incluindo o Brasil.
O sistema de monitoramento RFCx oferece aos parceiros da iniciativa a oportunidade de proteger importantes áreas de preservação ao emitir alertas em tempo real.
Movidos à energia solar, os aparelhos emitem sinais de emergência assim que uma motosserra é ligada na mata.
Eles também conseguem reconhecer disparos de armas de fogo, além dos ruídos de automóveis e do sofrimento de algumas espécies de animais.
A Rainforest Connection ganhou força no Brasil em 2018 após uma fusão com a UTZ, programa que emite um selo de agricultura sustentável, e já certificou mais de 600 plantações.
A startup foca sua atuação nos desafios críticos da humanidade no século XXI: desmatamento, mudança climática, pobreza sistêmica e desigualdade social.
“Salvar as florestas tropicais não é apenas a chave para deter as mudanças climáticas, é também vital para apoiar as comunidades mais pobres do mundo que dependem das florestas tropicais para sobreviverem”, informa o site da empresa.
Texto produzido em 6/4/2022
Nova medida prevê aumento de impostos e proibição de publicidade no país
Educação ambiental e políticas públicas transformaram país em referência no mundo
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França em Conferência da ONU
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores