Recicla Sampa - Cinco dicas para começar a reciclar
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Cinco dicas para começar a reciclar

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Reciclar é muito fácil e o Recicla Sampa te ensina como descartar o lixo reciclável! Foto: SeventyFour / shutterstock.com

Segundo uma pesquisa do Ibope sobre reciclagem no Brasil, mais de 70% da população ainda não separa em lixo comum e lixo reciclável.

Por isso, o Recicla Sampa organizou essas cinco dicas para quem quer começar a reciclar e não sabe por onde começar.

Gente, é muito fácil reciclar! Faça sua parte!

1 - Separe em dois

A primeira coisa que você vai fazer é separar o lixo em dois: comum e reciclável. Portanto, você vai precisar ter duas lixeiras e é fundamental nunca misturar lixo comum com lixo reciclável.

2 - Comum X Reciclável

No lixo comum, você descarta: restos de comida, papel higiênico, guardanapos usados, fraldas, absorventes íntimos, fitas adesivas e tudo o que for considerado “rejeito”, que é o tipo de resíduo sólido que não pode ser reciclado ou reaproveitado.

No lixo reciclável, você descarta: papeis, plásticos, latinhas de ferro e alumínio, caixas de leite e de suco, vidro e tudo o que for considerado material reciclável, ou seja, que pode ser reciclado e reaproveitado.

Em caso de dúvida se aquele resíduo é reciclável ou não, faça uma busca na área de conteúdo do Recicla Sampa ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento nas redes sociais. 

3 - Higienize o lixo reciclável

A ideia é sempre tentar retirar sobras de comida, de líquidos ou de produtos de limpeza. Descartar de qualquer jeito pode contaminar outros materiais e inviabilizar a reciclagem.

Atenção! O importante é o material reciclável estar seco! Se precisou lavar, deixe secar antes de descartar. Clique aqui e aprenda a higienizar o lixo reciclável.

4 - Resíduos Especiais

Resíduos especiais são todos os tipos de resíduos que precisam de um tratamento especial. Por isso, não devem ser descartados nem no lixo comum, nem no reciclável.

Isso quer dizer que você precisa encontrar no site do Recicla Sampa o ponto de coleta mais próximo da sua casa ou da sua empresa e fazer o descarte adequadamente. Caso descartados incorretamente, esses resíduos podem causar sérios danos ambientais e à saúde da população.

Os principais exemplos de resíduos especiais são os aparelhos eletrônicos, as lâmpadas, as pilhas e baterias, o óleo de cozinha e os pneus.

5 - Dias e horários da coleta seletiva em SP

Agora que você já está por dentro do básico sobre reciclagem, é só dar um pulo no site do Recicla Sampa e encontrar o dia e o horário da coleta seletiva na sua rua. Aí, é só descartar algumas horas antes do caminhão passar.

Atenção! Em dias com previsão de chuva forte, evite colocar o lixo na rua muito antes do horário do caminhão. Sacos levados pela chuva são os principais responsáveis pelas enchentes nas ruas da cidade.


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024