27 de Julho de 2022,16h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Segundo uma pesquisa do Ibope sobre reciclagem no Brasil, mais de 70% da população ainda não separa em lixo comum e lixo reciclável.
Por isso, o Recicla Sampa organizou essas cinco dicas para quem quer começar a reciclar e não sabe por onde começar.
Gente, é muito fácil reciclar! Faça sua parte!
A primeira coisa que você vai fazer é separar o lixo em dois: comum e reciclável. Portanto, você vai precisar ter duas lixeiras e é fundamental nunca misturar lixo comum com lixo reciclável.
No lixo comum, você descarta: restos de comida, papel higiênico, guardanapos usados, fraldas, absorventes íntimos, fitas adesivas e tudo o que for considerado “rejeito”, que é o tipo de resíduo sólido que não pode ser reciclado ou reaproveitado.
No lixo reciclável, você descarta: papeis, plásticos, latinhas de ferro e alumínio, caixas de leite e de suco, vidro e tudo o que for considerado material reciclável, ou seja, que pode ser reciclado e reaproveitado.
Em caso de dúvida se aquele resíduo é reciclável ou não, faça uma busca na área de conteúdo do Recicla Sampa ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento nas redes sociais.
A ideia é sempre tentar retirar sobras de comida, de líquidos ou de produtos de limpeza. Descartar de qualquer jeito pode contaminar outros materiais e inviabilizar a reciclagem.
Atenção! O importante é o material reciclável estar seco! Se precisou lavar, deixe secar antes de descartar. Clique aqui e aprenda a higienizar o lixo reciclável.
Resíduos especiais são todos os tipos de resíduos que precisam de um tratamento especial. Por isso, não devem ser descartados nem no lixo comum, nem no reciclável.
Isso quer dizer que você precisa encontrar no site do Recicla Sampa o ponto de coleta mais próximo da sua casa ou da sua empresa e fazer o descarte adequadamente. Caso descartados incorretamente, esses resíduos podem causar sérios danos ambientais e à saúde da população.
Os principais exemplos de resíduos especiais são os aparelhos eletrônicos, as lâmpadas, as pilhas e baterias, o óleo de cozinha e os pneus.
Agora que você já está por dentro do básico sobre reciclagem, é só dar um pulo no site do Recicla Sampa e encontrar o dia e o horário da coleta seletiva na sua rua. Aí, é só descartar algumas horas antes do caminhão passar.
Atenção! Em dias com previsão de chuva forte, evite colocar o lixo na rua muito antes do horário do caminhão. Sacos levados pela chuva são os principais responsáveis pelas enchentes nas ruas da cidade.
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos