Coleta de lixo durante a pandemia - Recicla Sampa
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Coleta em São Paulo. Foto: Rolê
Compartilhar - WhatsApp Compartilhar - Facebook Compartilhar - Twitter Compartilhar - Linkedin

Coleta de lixo durante a pandemia

30 de Marco de 2020,11h00

Foto1
Confira as medidas de segurança para o descarte correto. Foto: Recicla Sampa

Durante o período de quarentena para combater o COVID-19, alguns cuidados simples da população podem garantir a saúde e proteção dos profissionais que zelam pela cidade e não podem parar.

Os coletores de resíduos continuam trabalhando pelas ruas da capital paulista recolhendo o que foi gerado pelos moradores. É importante que nessa época de isolamento, as pessoas ensaquem duas vezes os materiais descartados e façam um nó bem forte. Os sacos devem ser resistentes, descartáveis e enchidos com até dois terços da capacidade. A medida visa evitar o contato dos trabalhadores com possíveis resíduos contaminados.

Foto1
É importante que nessa época de isolamento, as pessoas ensaquem duas vezes os materiais descartados e façam um nó bem forte. Foto: Recicla Sampa

Apesar de usarem luvas e outros equipamentos de proteção, os colaboradores podem ficar expostos ao vírus e outras bactérias, caso uma sacola esteja mal fechada ou tenha rasgos. Por isso, colaborar com atitudes simples, como reforçar os sacos é extremamente necessário nesse período. Em sua página no Instagram, a Loga, uma das concessionárias de limpeza urbana que atua na coleta de resíduos na capital paulista, fez um vídeo curto e objetivo mostrando qual a melhor forma para ensacar os materiais nessa época de isolamento. Acesse aqui

Outra preocupação é o descarte de luvas e máscaras de proteção que estão sendo usadas pela população nessa época. Esses materiais não devem ser jogados no lixo reciclável, pois correm o risco de estarem contaminados. É importante estar atento a isso para preservar a saúde daqueles que estão zelando pela cidade. 

Nesse cenário, haverá reforço na frota de veículos de saúde e a coleta dos resíduos domiciliares comuns pode atrasar até três horas depois do horário programado, devido ao reajuste nos horários de entrada dos coletores. Sem previsão de suspensão. 

Foto1
Descarte corretamente luvas e máscaras usadas. Foto: Recicla Sampa

Houve mudanças nos 104 ecopontos espalhados pela cidade. Nos locais, como medida de prevenção, os funcionários não estão mais manuseando os resíduos deixados pelos moradores. Agora, o descarte deve ser feito direto nas caçambas ou nos pontos de entrega voluntária (PEV’s).

As ações foram recomendadas pelo “Plano de Contingência de Gestão de Resíduos Sólidos em Situação de Pandemia” criado pela Prefeitura de São Paulo e pela Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana).

Foto1
Fique de olho na variação dos horários de coleta. Foto: Recicla Sampa
Foto1
#ficaemcasa. Foto: Recicla Sampa

Fonte: Amlurb

Texto produzido em 27/03/2020

Ícone - Carta

Receba nosso conteúdo


Últimas

Notícias

Com alta reciclabilidade, cobre é um resíduo valioso

Furto de cabos de semáforos na cidade de SP subiu 47% no primeiro semestre de 2022

03/08/2022
Notícias

Saiba como descartar o lixo de forma correta

É muito fácil separar os diferentes tipos de resíduos e começar a reciclar

02/08/2022
Notícias

Comissão da Câmara debate reciclagem de carros velhos no Brasil

Apenas 1,5% do carros velhos são reciclados no país; na Europa, índice chega a 85%

01/08/2022
Notícias

Maior parte do plástico de delivery não é reciclada, revela estudo

Dados inéditos indicam aumento de 46% de plástico enviado nos pedidos

29/07/2022