Coletores recebem mensagens de carinho e incentivo da população de SP

27/03/2020

Imagem - Colaborador registra ato de gentileza. Foto: Amlurb

Colaborador registra ato de gentileza. Foto: Amlurb

Em razão da pandemia do COVID-19, moradores da capital paulista têm ficado em casa para se proteger e cuidar, principalmente, dos mais idosos e os que estão no grupo de risco, duas categorias que estão sofrendo gravemente com as consequências do novo vírus. Apesar do clima de preocupação e incertezas, uma corrente do bem tem chamado a atenção. É porque, apesar da recomendação de permanecer em casa para evitar a propagação da doença, alguns profissionais não podem parar e são eles que têm recebido o carinho da população.

Os coletores de resíduos da capital têm encontrado mensagens de agradecimento e incentivo fixadas nos sacos de lixo. “Obrigada por vocês estarem na rua para nos proteger”, diz o bilhete colado na embalagem, no bairro da Casa Verde, zona norte da cidade.

Já na divisa com Guarulhos, um morador anônimo lembrou o papel que esses profissionais têm em zelar pela cidade. “Saúde a vocês e às suas famílias. Somos gratos por cuidarem das nossas casas”.

O motorista de um caminhão de resíduos, Luciano Duarte, registrou algumas mensagens e tirou fotos dos colegas segurando as embalagens para que eles pudessem mostrar às suas famílias o carinho da população.

“Há pessoas que se importam com o nosso trabalho”, diz.

O profissional também contou que em meio ao isolamento causado pelo coronavírus, muitas pessoas têm aplaudido o trabalho da coleta enquanto eles passam nas ruas da cidade. “Não podemos parar, sabemos que nosso serviço é essencial para o município”.

Outro motorista, Igor Lima, também tem registrado as mensagens recebidas por moradores em suas redes sociais. Além disso, o profissional pede conscientização de todos. “O importante é saber o papel de cada um nesse momento. Uns precisam trabalhar e outros podem ficar em casa. Vamos todos colaborar”.

As demonstrações de respeito e reconhecimento têm surpreendido os profissionais da Prefeitura de São Paulo e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), responsáveis pela coleta de resíduos. As mensagens estão sendo encontradas nas regiões do Jaçanã e da Casa Verde, zona norte da cidade.

Além disso, algumas atitudes preventivas estão ajudando na segurança e proteção desses profissionais contra o COVID-19. Agora, o recomendado é que o resíduo domiciliar seja ensacado duas vezes em sacos resistentes e com enchimento de até dois terços da sua capacidade. O objetivo é evitar o contato dos coletores com possíveis itens contaminados.

Já os funcionários dos 104 ecopontos da cidade não irão mais manusear os resíduos descartados pela população. Agora, o descarte deve ser feito direto nas caçambas ou nos pontos de entrega voluntária (PEV’s).

Com atitudes simples, conseguimos zelar pela saúde daqueles que cuidam da nossa cidade.

Fonte: Amlurb

Texto produzido em 26/03/2020

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados