19 de Outubro de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A rodovia Carvalho Pinto, administrada pela concessionária Ecopistas, foi palco de obras de recapeamento que utilizou um asfalto feito de borracha ecológica. O uso do material sustentável foi realizado no final de setembro na SP 70, entre os quilômetros 75 e 89, entre as cidades de Jacareí e Taubaté, no interior de São Paulo.
As obras pretendem garantir a qualidade do pavimento. A região recebeu pela primeira vez a adição dessa borracha especial. Ela também é conhecida como asfalto ecológico, pois este material leva em sua composição 15% de pó de borracha proveniente da reciclagem de pneus de caminhões (produto que pode levar até 600 anos para se decompor na natureza).
De acordo com a concessionária, além de preservar o meio ambiente, o material traz vantagens aos usuários em relação ao tradicional, já que é 40% mais resistente, tem mais flexibilidade e possui maior resposta à frenagem dos pneus e redução de ruído ao trafegar.
Para realização do recapeamento, primeiramente, as equipes realizam a retirada de parte da camada superior do antigo asfalto (fresagem). Este material é reciclado e, depois, usado para o preenchimento de camadas mais profundas. Em seguida, é realizado o recapeamento com o asfalto de borracha ecológica.
O serviço faz parte de uma das etapas do projeto de recuperação do pavimento, que será feito ao longo de 18 meses no corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, em São Paulo. Neste ano, os trabalhos acontecerão inicialmente do quilômetro 75 ao 126, região entre Jacareí e Taubaté, na pista em direção ao interior da rodovia Carvalho Pinto.
Fonte: Assessoria de imprensa Ecopistas
Texto produzido em 29/09/2020
Conversamos com as cooperativas de reciclagem e organizamos uma lista de orientações
Saiba como é possível separar o lixo reciclável mesmo sem um sistema municipal estruturado
Iniciativa da Green Mining troca materiais recicláveis por remuneração justa
Programa Recicla Cash ainda será avaliado por diferentes comissões do Senado