02 de Abril de 2024,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Congresso Nacional aprovou na última semana o Projeto de Lei 4035/21. De acordo com especialistas, a iniciativa é um passo significativo para a reciclagem no Brasil.
Na prática, a medida isenta recicladores e cooperativas de catadores de pagar PIS e COFINS na compra de materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal.
O objetivo, ao reduzir custos operacionais para os agentes do setor, é dinamizar a cadeia produtiva da reciclagem, estagnada há anos.
A expectativa é que a lei, ao reduzir tributos sobre a aquisição de materiais, impulsione a economia circular no país, com benefícios diretos para a economia, o meio ambiente e a saúde pública.
Entre os principais estão a geração de empregos, a diminuição do volume de resíduos descartados em aterros e das emissões de gases do aquecimento global, além de melhores condições na limpeza urbana.
Vale destacar que a aprovação do PL 4035/21 é uma vitória para o Instituto Nacional da Reciclagem (INESFA), líder das articulações legislativas que levaram ao aperfeiçoamento da legislação.
Em resumo, o avanço é um marco para o país e reflete um compromisso crescente dos governos com práticas sustentáveis e responsáveis de gestão de resíduos.
O texto passa agora pela aprovação final no Senado e segue para sanção presidencial.
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas
Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada
Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores
Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos