Recicla Sampa - Consórcio une regiões sul e sudeste para salvar Mata Atlântica
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Consórcio une regiões sul e sudeste para salvar Mata Atlântica

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Iniciativa propõe conjunto de metas ambientais e inclui plantio de 100 milhões de mudas. Foto: vitormarigo / shutterstock.com

Governadores dos sete estados das regiões sul e sudeste do Brasil, por meio do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), assinaram no último mês de outubro o Tratado da Mata Atlântica.

A iniciativa propõe um conjunto de metas ambientais que inclui o plantio de 100 milhões de mudas de espécies nativas em ações de reflorestamento nessas regiões até 2026.

Segundo o Cosud, o projeto vai criar unidades de conservação, além da ampliar programas de recuperação de nascentes e de regularização ambiental.

O acordo prevê também um plano integrado para o enfrentamento de eventos extremos (chuvas e estiagens) e a intensificação da fiscalização ambiental e do combate ao desmatamento.

Vale lembrar que a Mata Atlântica é o bioma mais devastado do Brasil. Para se ter uma ideia, restam menos de 13% da cobertura original pré-colombiana.  

Segundo o governador do Paraná, Ratinho Júnior, presidente do Cosud, o reflorestamento é o primeiro ato do consórcio, que pretende ser referência no mundo.

“O nosso principal ato é olhar para a sustentabilidade. Mas não apenas com discursos. Queremos, de fato, mostrar que esses estados têm políticas públicas transformadoras”, disse Ratinho.

Desmatamento ainda ameaça Mata Atlântica

De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, o bioma segue ameaçado pelo desmatamento.

Entre outubro de 2021 e de 2022, a organização e o INPE observaram o desflorestamento de 20.075 hectares (ha) do bioma, o correspondente a um Parque Ibirapuera desmatado a cada três dias.

Embora esse número represente uma redução de 7% em relação ao detectado no biênio anterior, a área desmatada é a segunda maior dos últimos seis anos e está 76% acima do valor mais baixo da série histórica (2017 e 2018).


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024