Recicla Sampa - Dobra número de empresas paulistas que adotam logística reversa
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Dobra número de empresas paulistas que adotam logística reversa

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Ponto de coleta da Green Eletron em metrô em São Paulo. Foto: Divulgação

Em um período de três anos, mais que dobrou a quantidade de empreendimentos no Estado de São Paulo que coletam e reaproveitam resíduos sólidos após o consumo e descarte do cliente.

Segundo dados da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de S. Paulo) publicados em reportagem do Estado de São Paulo, 4,3 mil empresas paulistas destinam corretamente os seus resíduos. Em 2018, esse número não chegava a dois mil. 

Importante destacar que atualmente alguns empreendimentos foram forçados a se adaptar, visto que a renovação ou pedido de licença ambiental no estado estão condicionados à apresentação de um plano de logística reversa.

E esse número tende a aumentar ainda mais nos próximos anos, já que muitas empresas foram notificadas e ainda estão em fase de planejamento dos projetos.

Entretanto, nem todos os negócios licenciados necessitam comprovar um plano de logística reversa, pois não estão enquadrados nas áreas em que ela é obrigatória.

Entre os setores que demandam o programa de logística reserva estão o alimentício, o de agrotóxico e o de eletroeletrônico.

Além do benefício ambiental, essa mudança na postura vai ajudar a fortalecer toda a cadeia de reciclagem com aporte financeiro privado em cooperativas de catadores.

LOGISTICA REVERSA

Desde 2010, quando foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa passou a ser uma realidade nas empresas brasileiras. Mas o que é a logística reversa e porque ela é tão importante no contexto da reciclagem de lixo e no impacto dos resíduos no meio ambiente?

Bom, de acordo com o texto da Lei Federal 12.305/2010, a logística reversa é um conjunto de ações destinadas a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação final ambientalmente adequada. 

Na prática, a logística reversa promove a coleta, o reuso, a reciclagem, o tratamento e a disposição final dos resíduos após o consumo dos produtos.

Ou seja, está diretamente vinculada à responsabilidade das empresas pelas embalagens onde seus produtos são vendidos. Consolidada em diferentes regiões do mundo, com destaque na Europa, essa importante prática vem ganhando espaço e adeptos a cada ano no Brasil.

Texto produzido em 4/10/2021


Últimas

Notícias

Tecnologia impulsiona economia circular na Índia

Projeto opera plataforma que liga coletores, recicladores, organizações e consumidores

25/08/2025
Notícias

Brasil reciclou 97% das latinhas de alumínio em 2024

Dado se sustenta, sobretudo, por meio das mãos dos catadores autônomos

22/08/2025
Dicas de Reciclagem

Adesivos e rótulos: tirar ou não antes de descartar?

Confira as orientações da Federação Paulista das Cooperativas de Reciclagem

21/08/2025
Notícias

Negociações do Tratado Mundial do Plástico terminam sem consenso

Indústria petroquímica e países produtores travam avanço do acordo global na ONU

20/08/2025