Embalagem de ovos pode virar planta

29/11/2019

Imagem - Alternativa apresenta ganhos ambientais significativos. Foto: Reprodução/ George Bosnas

Alternativa apresenta ganhos ambientais significativos. Foto: Reprodução/ George Bosnas

Uma embalagem de ovos produzida com papel, farinha, amido e sementes de leguminosas foi criada para que consumidores possam enterrá-la no jardim ou em algum vaso. Em 30 dias já é possível ver as plantas brotando. 

O produto, que recebeu o nome de Biopack, foi desenvolvido pelo designer grego George Bosnas. O profissional acredita que sua criação é uma alternativa mais aceitável do que a reciclagem da embalagem. Para ele, o processo de reciclar é muito complexo e envolve várias etapas, como transporte, processamento e transformação dos resíduos, o que resulta em gasto de energia. Com o produto compostável, todos esses esforços são poupados, além do ganho ambiental significativo.

A inspiração para a criação da novidade se deu através de estudos e observações sobre a qualidade do solo. O profissional descobriu que o cultivo de leguminosas vegetais aumenta a fertilidade da terra devido à sua capacidade de fixar nitrogênio atmosférico pela raiz.

Com a iniciativa, Bosnas ganhou um concurso de design realizado na Europa. Por enquanto, o produto é apenas um projeto piloto, mas já faz parte de uma mudança de conceito para o consumo de embalagens.

Fonte: Razões para Acreditar

Texto escrito em 23/10/2019 

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados