Recicla Sampa - Embalagem de ovos pode virar planta
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Embalagem de ovos pode virar planta

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Alternativa apresenta ganhos ambientais significativos. Foto: Reprodução/ George Bosnas

Uma embalagem de ovos produzida com papel, farinha, amido e sementes de leguminosas foi criada para que consumidores possam enterrá-la no jardim ou em algum vaso. Em 30 dias já é possível ver as plantas brotando. 

O produto, que recebeu o nome de Biopack, foi desenvolvido pelo designer grego George Bosnas. O profissional acredita que sua criação é uma alternativa mais aceitável do que a reciclagem da embalagem. Para ele, o processo de reciclar é muito complexo e envolve várias etapas, como transporte, processamento e transformação dos resíduos, o que resulta em gasto de energia. Com o produto compostável, todos esses esforços são poupados, além do ganho ambiental significativo.

A inspiração para a criação da novidade se deu através de estudos e observações sobre a qualidade do solo. O profissional descobriu que o cultivo de leguminosas vegetais aumenta a fertilidade da terra devido à sua capacidade de fixar nitrogênio atmosférico pela raiz.

Com a iniciativa, Bosnas ganhou um concurso de design realizado na Europa. Por enquanto, o produto é apenas um projeto piloto, mas já faz parte de uma mudança de conceito para o consumo de embalagens.

Fonte: Razões para Acreditar

Texto escrito em 23/10/2019 


Últimas

Dicas de Reciclagem

Onde descartar lixo eletrônico em São Paulo

Conheça empresas e iniciativas que oferecem coleta gratuita na Grande SP

09/05/2025
Notícias

Campanha Ondas Limpas coleta 1,4 tonelada de lixo em três meses

Sea Shepherd Brasil mobilizou 523 voluntários em 26 mutirões de limpeza

08/05/2025
Notícias

Colégio Arquidiocesano firma compromisso Lixo Zero

Tradicional escola paulistana adota meta de desviar 90% dos resíduos de aterros

07/05/2025
Notícias

Lula revoga decreto de importação de lixo reciclável

Decisão ocorre após pressão nacional de catadores contra risco de concorrência injusta

06/05/2025