Recicla Sampa - Empresa usa big data para promover reciclagem na Índia
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Empresa usa big data para promover reciclagem na Índia

Veja outros artigos relacionados a seguir

Promover e ampliar o descarte responsável dos resíduos é um desafio para comunidades em todo o mundo, mas uma iniciativa indiana vem mostrando como a tecnologia presente nos dispositivos móveis pode ser muito eficiente em um país onde a quantidade de lixo descartado aumenta todos os dias.

Empresa com foco social e ambiental do sul da Índia, a Recykal criou um aplicativo com dados baseados na nuvem que potencializa a coleta e a reciclagem de lixo reciclável e não biodegradável nos quatro cantos do país, o segundo mais populoso do mundo.

A iniciativa tem como objetivo ajudar a preencher uma lacuna na infraestrutura de gerenciamento de resíduos no sul da Ásia. Em uma região de quase dois bilhões de habitantes, a gestão do lixo acaba subnotificada e quase sem fiscalização.

De acordo com os idealizadores, a tecnologia foi projetada para rastrear o lixo à medida que ele se move das casas, escritórios e condomínios até a reciclagem. O método permite que empresas e cooperativas de gestão de resíduos digitalizem e organizem de forma eficiente os dados.

O APP também conecta os consumidores com os serviços de coleta, além de mapear os pontos de descarte adequado para cada tipo de lixo. Já o Programa de Retirada de Plásticos da Recykal incentiva as pessoas a acabar com uma cultura local de descarte incorreto de lixo plástico que pode ser reciclado.

“O aplicativo foi pensado principalmente para impulsionar mudanças comportamentais positivas entre empresas e consumidores”, revela Abhishek Deshpande, cofundador da organização.

Em seu último relatório, o Banco Mundial informa que o mundo gera atualmente cerca de dois bilhões de toneladas de lixo por ano. Estimativas indicam que esse número pode chegar a 3,4 bilhões de toneladas em 2050.

É urgente recusar produtos e serviços que não estejam comprometidos com o respeito ao meio ambiente, reduzir o volume de resíduos que cada um de nós gera, reutilizar tudo o que for possível e tornar as coisas menos descartáveis.

Conheça os 5Rs da reciclagem e faça sua parte!

Texto produzido em: 24/05/2021


Últimas

Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024
Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024