Recicla Sampa - Empresas brasileiras se unem para o desenvolvimento de carpete sustentável
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Empresas brasileiras se unem para o desenvolvimento de carpete sustentável

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
O consumidor que optar pelo carpete Zyklus poderá contar com um material de vida útil duradoura. Foto: Ciclo Vivo

Poucas pessoas sabem, mas o carpete comum que conhecemos, que reveste apartamentos, shoppings, escritórios e outros locais públicos, colocam o meio ambiente em risco. Isso porque, quando descartados de maneira incorreta, liberam insumos que demoram de 60 a 450 anos para se decompor.

Pensando em uma alternativa que desenvolva um tipo de produto mais sustentável, a Pérola dos Tapetes e a Tapetes São Carlos, duas empresas brasileiras do ramo de revestimento, criaram um projeto para dar início a um ciclo de produção e descarte mais sustentável do produto.

A parceria deu origem ao Zyklus, uma espécie de carpete em placas produzido com fibras de polipropileno reciclável e fios de poliéster feitos de garrafas PET reaproveitadas. Apostando na economia circular, as empresas acreditam que ter consciência ambiental no sistema de hoje, fechado e finito em termos de recursos, é essencial.

“A forma ativa de incorporar a consciência ambiental é produzir com economia circular, ou seja, produto acabado pós uso, volta a ser insumo básico para outros produtos”, explicou Guilherme Gomes, da Tapetes São Carlos, ao Ciclo Vivo.

O consumidor que optar pelo carpete Zyklus poderá contar com um material de vida útil duradoura e que, ao final do seu processo, poderá servir como matéria-prima para outros revestimentos, sendo 100% reaproveitado.

Para Franklin Delgado, responsável pela Pérola dos Tapetes, a iniciativa é um grande passo em termos da responsabilidade ambiental da marca. “Garantir a nossa atual participação no mercado e ampliar para os próximos anos obrigatoriamente envolve o comprometimento a sustentabilidade”, afirmou ao Ciclo Vivo.

Fonte: Ciclo Vivo

Texto produzido em 02/12/2020


Últimas

Notícias

Manifesto pressiona governo e Congresso por ações contra poluição plástica

Mais de 140 países já adotaram leis para reduzir impacto dos itens descartáveis

29/08/2025
Notícias

Capannori, na Itália, uma cidade quase sem lixo

Município recicla 87% dos resíduos e se torna referência global em sustentabilidade

27/08/2025
Notícias

Tecnologia impulsiona economia circular na Índia

Projeto opera plataforma que liga coletores, recicladores, organizações e consumidores

25/08/2025
Notícias

Brasil reciclou 97% das latinhas de alumínio em 2024

Dado se sustenta, sobretudo, por meio das mãos dos catadores autônomos

22/08/2025