Recicla Sampa - Empresas brasileiras se unem para o desenvolvimento de carpete sustentável
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Empresas brasileiras se unem para o desenvolvimento de carpete sustentável

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
O consumidor que optar pelo carpete Zyklus poderá contar com um material de vida útil duradoura. Foto: Ciclo Vivo

Poucas pessoas sabem, mas o carpete comum que conhecemos, que reveste apartamentos, shoppings, escritórios e outros locais públicos, colocam o meio ambiente em risco. Isso porque, quando descartados de maneira incorreta, liberam insumos que demoram de 60 a 450 anos para se decompor.

Pensando em uma alternativa que desenvolva um tipo de produto mais sustentável, a Pérola dos Tapetes e a Tapetes São Carlos, duas empresas brasileiras do ramo de revestimento, criaram um projeto para dar início a um ciclo de produção e descarte mais sustentável do produto.

A parceria deu origem ao Zyklus, uma espécie de carpete em placas produzido com fibras de polipropileno reciclável e fios de poliéster feitos de garrafas PET reaproveitadas. Apostando na economia circular, as empresas acreditam que ter consciência ambiental no sistema de hoje, fechado e finito em termos de recursos, é essencial.

“A forma ativa de incorporar a consciência ambiental é produzir com economia circular, ou seja, produto acabado pós uso, volta a ser insumo básico para outros produtos”, explicou Guilherme Gomes, da Tapetes São Carlos, ao Ciclo Vivo.

O consumidor que optar pelo carpete Zyklus poderá contar com um material de vida útil duradoura e que, ao final do seu processo, poderá servir como matéria-prima para outros revestimentos, sendo 100% reaproveitado.

Para Franklin Delgado, responsável pela Pérola dos Tapetes, a iniciativa é um grande passo em termos da responsabilidade ambiental da marca. “Garantir a nossa atual participação no mercado e ampliar para os próximos anos obrigatoriamente envolve o comprometimento a sustentabilidade”, afirmou ao Ciclo Vivo.

Fonte: Ciclo Vivo

Texto produzido em 02/12/2020


Últimas

Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024
Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024