26 de Junho de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Um ambicioso projeto de pesquisa promete transformar a forma como as grandes corporações lidam com resíduos têxteis de poliéster.
A Sportstex, empresa especializada em roupas esportivas, e o RadiciGroup, com vasta experiência em economia circular, uniram forças para viabilizar a reciclagem do tecido, que corresponde a mais da metade da produção global de fibras.
A iniciativa ainda incluiu a participação da Pure Loop, especializada na fabricação de máquinas de reciclagem, que teve como missão identificar o melhor caminho para o reaproveitamento fibra a fibra.
Em resumo, o trio já encontrou e agora busca viabilizar uma tecnologia que transforme roupas de poliéster em fibras para a produção de novas peças do mesmo material.
Após a primeira etapa das pesquisas, foi desenvolvida uma técnica de recuperação mista que combina grânulos de garrafas PET recicladas, com grânulos de poliéster de tecidos reciclados.
E à medida que os processos foram aprimorados, o objetivo final acabou alcançado: um fio 100% derivado do reaproveitamento de resíduos têxteis.
Gigantes dos artigos esportivos, a Shimano foi pioneira em abraçar a iniciativa e já colocou no mercado uma camisa de poliéster reciclado.
Especializada em roupas usadas, a Erdotex também abraçou a causa e com procedimentos específicos de triagem, pretende fornecer a matéria-prima necessária para o volume de reaproveitamento atingir a escala industrial.
O sucesso do projeto inspira esperança para um futuro em que a indústria têxtil, uma das grandes responsáveis pela crise ambiental, possa operar de forma mais responsável, adotando práticas de logística reversa e economia circular em seus processos.
Leia mais
Bloco europeu também estabelece metas para reduzir desperdício de alimentos até 2030
País africano baniu sacolas em 2008 e ampliou a restrição para itens de uso único em 2019
Ação representa um dos frutos mais expressivos da jornada pedagógica vivida pela turma
Vice-presidente anunciou medida durante entrega de caminhões a cooperativas do DF