Recicla Sampa - Empresas criam tecnologia para reciclar fibras de poliéster
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Empresas criam tecnologia para reciclar fibras de poliéster

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Pesquisadores descobrem como produzir fio 100% derivado de resíduos têxteis. Foto: RHJPhtotos / shutterstock.com

Um ambicioso projeto de pesquisa promete transformar a forma como as grandes corporações lidam com resíduos têxteis de poliéster.

A Sportstex, empresa especializada em roupas esportivas, e o RadiciGroup, com vasta experiência em economia circular, uniram forças para viabilizar a reciclagem do tecido, que corresponde a mais da metade da produção global de fibras.

A iniciativa ainda incluiu a participação da Pure Loop, especializada na fabricação de máquinas de reciclagem, que teve como missão identificar o melhor caminho para o reaproveitamento fibra a fibra.

Em resumo, o trio já encontrou e agora busca viabilizar uma tecnologia que transforme roupas de poliéster em fibras para a produção de novas peças do mesmo material.

Após a primeira etapa das pesquisas, foi desenvolvida uma técnica de recuperação mista que combina grânulos de garrafas PET recicladas, com grânulos de poliéster de tecidos reciclados.

E à medida que os processos foram aprimorados, o objetivo final acabou alcançado: um fio 100% derivado do reaproveitamento de resíduos têxteis.

Gigantes dos artigos esportivos, a Shimano foi pioneira em abraçar a iniciativa e já colocou no mercado uma camisa de poliéster reciclado.

Especializada em roupas usadas, a Erdotex também abraçou a causa e com procedimentos específicos de triagem, pretende fornecer a matéria-prima necessária para o volume de reaproveitamento atingir a escala industrial.  

O sucesso do projeto inspira esperança para um futuro em que a indústria têxtil, uma das grandes responsáveis pela crise ambiental, possa operar de forma mais responsável, adotando práticas de logística reversa e economia circular em seus processos.

Leia mais

Entenda por que a maioria das roupas ainda não é reciclada


Últimas

Notícias

São Paulo mais que dobra coleta de resíduos com logística reversa

Volume passou de 302,51 mil toneladas em 2012 para 828,42 mil toneladas em 2023

16/07/2024
Notícias

Presidente Lula assina lei de incentivo à reciclagem no Brasil

Objetivo é reduzir custos operacionais e dinamizar cadeia produtiva do setor

15/07/2024
Notícias

Julho Sem Plástico é um convite para a reflexão

Ideia surgiu para desafiar pessoas a reduzirem consumo de plásticos descartáveis

12/07/2024
Dicas de Reciclagem

Lojas Melissa têm pontos de coleta de calçados da marca

Iniciativa de sustentabilidade garante destinação adequada aos chinelos e sandálias

11/07/2024