18 de Janeiro de 2022,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Produto certo na cozinha dos brasileiros, imprescindível na limpeza de louças e outros objetos, a esponja tradicional pode até parecer inofensiva, mas na prática não é bem assim.
Fabricada com uma mistura de poliuretano e componentes químicos sintéticos que demoram séculos para se decompor, é um item de uso único que causa um impacto nocivo no meio ambiente.
Portanto, repensar na hora de comprá-la pode ser uma boa opção, visto que o mercado já oferece algumas alternativas sustentáveis.
Uma delas é a Ecomais Esponja de Coco, que fabricada com produtos naturais, sem derivados de petróleo, ainda é compostável. Ou seja, se transforma em adubo que pode ser usado em hortas e jardins.
De acordo com o site do fabricante, o produto tem vida útil de até 15 dias e seu preço varia entre R$ 7 e R$ 10.
“A Esponja de Coco substitui com eficiência as lãs de aço e esponjas dupla face, apresentando um ótimo custo benefício”, diz o site da Ákora.
Para quem não sabe, as esponjas de lavar louça tradicionais são recicláveis e desde 2015 o Brasil conta com um projeto de logística reversa organizado em parceria entre a Scotch-Brite, a 3M e a TerraCycle.
No ano passado, a iniciativa chegou aos dois milhões de esponjas coletadas e recicladas.
Além de coletar e reciclar o material, impedindo seu nocivo impacto no meio ambiente, o projeto também inclui uma frente social que já deu aquela força para mais de 400 organizações sem fins lucrativos no país.
Mas para o projeto seguir sua história de sucesso, ele precisa da ajuda de cada um de nós. Para participar do programa, os consumidores devem se cadastrar no site da TerraCycle e juntar uma quantidade mínima de dois quilos de esponjas.
Feito isso, basta ir até uma agência dos Correios e imprimir uma etiqueta. Todo o processo é gratuito, com custo zero para quem aderir.
A cada esponja enviada para a reciclagem, as empresas fazem uma doação para escolas ou ONGs escolhidas pelos participantes.
Texto produzido em 18/1/2022
São 952 projetos que buscam fortalecer economia circular e inclusão dos catadores
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões