Etiópia planta 350 milhões de árvores em 12 horas

19/05/2020

Imagem - O primeiro-ministro do país, Abiy Ahmed, participou do movimento de plantio que foi planejado pelo próprio governo. Foto: Divulgação

O primeiro-ministro do país, Abiy Ahmed, participou do movimento de plantio que foi planejado pelo próprio governo. Foto: Divulgação

Aproximadamente 350 milhões de árvores foram plantadas em apenas 12 horas na Etiópia, continente africano. A ação faz parte de um projeto do país chamado #GreenLegacy, que tem o objetivo de plantar 4 bilhões de mudas e encorajar os cidadãos a fazerem o mesmo.

A iniciativa tem o propósito de amenizar os efeitos do aquecimento global e da crise climática causadas pelo desmatamento no país, que já tem como característica ser uma região árida. De acordo com a ONU, a vegetação da Etiópia caiu de 35% no século 20 para 4% nos anos 2000.

Além disso, com a ação, o país terá a possibilidade de sofrer menos efeitos climáticos, pois a região é vulnerável a desastres ambientais causados por mudanças de tempo, especialmente as secas, que se intensificaram nos últimos anos e afetam milhões de pessoas.

O fenômeno dificulta o acesso à água e aos alimentos, além de provocar um deslocamento interno da população em busca de recursos para sobreviver. De acordo com dados da ONU, essa movimentação de pessoas foi estimada em 3 milhões de cidadãos que saem de uma região para outra no país.

Para amenizar esse problema, as árvores escolhidas para o plantio são de origem da região subsaariana, portanto, já têm como característica resistência ao clima árido do local. De acordo com dados governamentais, a população plantou exatamente 353.633.660 mudas em mil locais pré-determinados por toda a Etiópia.

O primeiro-ministro do país, Abiy Ahmed, participou do movimento de plantio que foi planejado pelo próprio governo. Campanhas de marketing foram mostradas na mídia estatal chamando o público para participar da ação. O governo também fechou alguns escritórios para que os funcionários públicos pudessem fazer parte do projeto e para realizarem a contagem da vegetação plantada.

Com este feito, a Etiópia conseguiu quebrar um recorde mundial, até então ocupado pela Índia, que plantou mais de 66 milhões de árvores.

Fonte: BBC

Texto produzido em 23/12/2019

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados