Recicla Sampa - Contra garrafa plástica, Islândia incentiva beber água da torneira
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Contra garrafa plástica, Islândia incentiva beber água da torneira

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Iniciativa faz parte de uma campanha publicitária que pretende mostrar a pureza da bebida e os benefícios de se evitar o plástico. Foto: Konstanty Paluchowski / Free Images

Diversas marcas mundiais como a sorveteria Ben & Jerry’s e a Samsung estão deixando de utilizar itens plásticos em seus produtos visando diminuir impactos ambientais e incentivando os consumidores a fazerem o mesmo. Mas, você já parou para pensar que uma simples mudança de hábito também pode impactar positivamente o planeta? É o que está propondo um divertido comercial na Islândia que quer demonstrar aos turistas que eles podem tomar a água da torneira ao invés de adquirirem garrafinhas descartáveis.

A propaganda é de autoria da Inspired by Iceland, órgão oficial do turismo islandês. No vídeo, a marca fictícia Kranavatn, cuja tradução é “água da torneira”, é apresentada e categorizada como “a melhor do mundo”, de alto luxo e capaz de atender os mais altos padrões de exigência. Com a iniciativa, o país espera reduzir o desperdício de plástico e contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas (ONU). "Uma mudança no comportamento dos turistas ao usarem menos plástico nas suas viagens teria um impacto ambiental significativo", afirma a entidade pública ao portal português Viagens Sapo.

A publicidade nasceu com base em um estudo que demonstrou que dois terços das pessoas compram mais água engarrafada quando viajam do que quando estão em casa. De acordo com o site, a pesquisa revela que apenas 26% dos viajantes carregam recipientes reutilizáveis enquanto estão de férias. Os motivos que os levam a optar pela compra são: medo de contaminação (70%) e comodidade (19%).

Com a ação, as organizações islandesas procuram difundir informações sobre a origem da água encanada. Conforme publicado pelo Ciclo Vivo, em 98% dos casos, o líquido que chega nas torneiras não é tratado quimicamente, sendo comprovado pela agência ambiental da região que os índices de substâncias “indesejadas” na água estão muito abaixo dos limites aceitos mundialmente. Alguns estabelecimentos previamente selecionados participarão da dinâmica para oferecer a luxuosa bebida ao público que chegar no país. Confira aqui a campanha publicitária.

 

Fontes: Ciclo Vivo, Fast Company

Texto produzido em 25/11/2019


Últimas

Notícias

Entenda por que o Japão é exemplo em reciclagem e economia circular

Modelo do país asiático une valores culturais, políticas públicas e educação ambiental

13/02/2026
Notícias

Carnaval de São Paulo gera renda para catadores no Ibirapuera

Ação organiza reciclagem, garante limpeza urbana e amplia renda dos profissionais

11/02/2026
Dicas de Reciclagem

Nunca descarte embalagens plásticas do banheiro no lixo comum

Potes de xampu, condicionador e outros itens devem ser descartados no lixo reciclável

09/02/2026
Notícias

São Paulo tem Lei Lixo Zero para grandes eventos

Norma exige gestão adequada de resíduos em shows, festivais, feiras e eventos esportivos

06/02/2026