Recicla Sampa - Contra garrafa plástica, Islândia incentiva beber água da torneira
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Contra garrafa plástica, Islândia incentiva beber água da torneira

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Iniciativa faz parte de uma campanha publicitária que pretende mostrar a pureza da bebida e os benefícios de se evitar o plástico. Foto: Konstanty Paluchowski / Free Images

Diversas marcas mundiais como a sorveteria Ben & Jerry’s e a Samsung estão deixando de utilizar itens plásticos em seus produtos visando diminuir impactos ambientais e incentivando os consumidores a fazerem o mesmo. Mas, você já parou para pensar que uma simples mudança de hábito também pode impactar positivamente o planeta? É o que está propondo um divertido comercial na Islândia que quer demonstrar aos turistas que eles podem tomar a água da torneira ao invés de adquirirem garrafinhas descartáveis.

A propaganda é de autoria da Inspired by Iceland, órgão oficial do turismo islandês. No vídeo, a marca fictícia Kranavatn, cuja tradução é “água da torneira”, é apresentada e categorizada como “a melhor do mundo”, de alto luxo e capaz de atender os mais altos padrões de exigência. Com a iniciativa, o país espera reduzir o desperdício de plástico e contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas (ONU). "Uma mudança no comportamento dos turistas ao usarem menos plástico nas suas viagens teria um impacto ambiental significativo", afirma a entidade pública ao portal português Viagens Sapo.

A publicidade nasceu com base em um estudo que demonstrou que dois terços das pessoas compram mais água engarrafada quando viajam do que quando estão em casa. De acordo com o site, a pesquisa revela que apenas 26% dos viajantes carregam recipientes reutilizáveis enquanto estão de férias. Os motivos que os levam a optar pela compra são: medo de contaminação (70%) e comodidade (19%).

Com a ação, as organizações islandesas procuram difundir informações sobre a origem da água encanada. Conforme publicado pelo Ciclo Vivo, em 98% dos casos, o líquido que chega nas torneiras não é tratado quimicamente, sendo comprovado pela agência ambiental da região que os índices de substâncias “indesejadas” na água estão muito abaixo dos limites aceitos mundialmente. Alguns estabelecimentos previamente selecionados participarão da dinâmica para oferecer a luxuosa bebida ao público que chegar no país. Confira aqui a campanha publicitária.

 

Fontes: Ciclo Vivo, Fast Company

Texto produzido em 25/11/2019


Últimas

Notícias

Vila Mariana lidera ranking da coleta seletiva em São Paulo

Levantamento destaca bairros com mais recicláveis coletados durante maio de 2026

25/06/2026
Notícias

O plástico como paisagem permanente das praias brasileiras

Estudo da Ecosurf mostra avanço da poluição em áreas frequentadas por surfistas

23/06/2026
Notícias

Conheça o projeto Recicla nas Escolas

Iniciativa do Recicla Sampa e da startup Klíma mobiliza instituições rumo ao Lixo Zero

22/06/2026
Notícias

Cooperativa transforma reciclagem em oportunidade para mulheres

Projeto da Rainha da Reciclagem une acolhimento social e reconstrução de trajetórias

19/06/2026