17 de Janeiro de 2024,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Uma das marcas de cerveja mais vendidas no Brasil, a Heineken anunciou que vai investir R$ 17,5 milhões em iniciativas de reciclagem de vidro no Brasil.
O objetivo é ampliar em 43% a circularidade das embalagens do material no país e inserir no projeto de logística reversa pelo menos seis mil toneladas até 2026.
Para isso, a empresa aposta em dois projetos: Circuito do Vidro e Volte Sempre.
O primeiro inclui diferentes atores para desenvolver por completo a cadeia do vidro em mais de 30 cidades de Minas Gerais, onde a Heineken vai construir uma nova fábrica.
O projeto prevê a coleta de vidro por cooperativas de catadores, o processamento por uma empresa do setor e a venda dos cacos para uma fabricante.
Já o segundo consiste em um sistema de logística reversa que vai instalar pontos de coleta em supermercados, condomínios, bares e restaurantes.
Os consumidores que devolverem as garrafas vazias vão ganhar créditos para produtos da Heineken.
De acordo com os idealizadores, os projetos têm abordagens diferentes, mas complementares.
O Circuito do Vidro é mais abrangente e envolve a participação de toda a cadeia da reciclagem.
Já o Volte Sempre é voltado ao consumidor final e busca incentivar o reproveitamento de forma prática e recompensadora.
Data para reforça papel da gestão correta dos resíduos para a sustentabilidade ambiental
Cidade coleta mais de mil toneladas de resíduos orgânicos em uma semana
Estudo estima que Brasil perde até um milhão de vagas ao desperdiçar materiais
Transação pioneira marca avanço inédito no setor de economia circular do país