17 de Janeiro de 2024,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Uma das marcas de cerveja mais vendidas no Brasil, a Heineken anunciou que vai investir R$ 17,5 milhões em iniciativas de reciclagem de vidro no Brasil.
O objetivo é ampliar em 43% a circularidade das embalagens do material no país e inserir no projeto de logística reversa pelo menos seis mil toneladas até 2026.
Para isso, a empresa aposta em dois projetos: Circuito do Vidro e Volte Sempre.
O primeiro inclui diferentes atores para desenvolver por completo a cadeia do vidro em mais de 30 cidades de Minas Gerais, onde a Heineken vai construir uma nova fábrica.
O projeto prevê a coleta de vidro por cooperativas de catadores, o processamento por uma empresa do setor e a venda dos cacos para uma fabricante.
Já o segundo consiste em um sistema de logística reversa que vai instalar pontos de coleta em supermercados, condomínios, bares e restaurantes.
Os consumidores que devolverem as garrafas vazias vão ganhar créditos para produtos da Heineken.
De acordo com os idealizadores, os projetos têm abordagens diferentes, mas complementares.
O Circuito do Vidro é mais abrangente e envolve a participação de toda a cadeia da reciclagem.
Já o Volte Sempre é voltado ao consumidor final e busca incentivar o reproveitamento de forma prática e recompensadora.
Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil
Projeto compra cadernos e materiais recicláveis nas unidades Estação Preço de Fábrica
Entenda por que apenas 9% do lixo plástico é reciclado atualmente no mundo
Embale e identifique tudo que possa cortar ou ferir os trabalhadores da reciclagem