Recicla Sampa - Iniciativa troca roupas infantis usadas por crédito em novas peças
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Iniciativa troca roupas infantis usadas por crédito em novas peças

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Roupas infantis usadas. Foto: conrado / Shutterstock.com

Quem tem crianças em casa já sabe: em pouco tempo, as roupas já não vão servir mais. Apesar de marcarem momentos e fazerem parte da história dos pequenos, as peças infantis são pouco utilizadas e acabam no canto do guarda-roupa ou em algum aterro sanitário.

Mas o que fazer para garantir que, além de estender o tempo útil dessas peças, elas terão a destinação correta? Em parceria com a plataforma online Enjoei, a rede de lojas de roupas infantis Lilica&Tigor está apostando no projeto Re-conta.

Com a proposta baseada no princípio de economia circular, a parceria oferece ao consumidor das marcas, que pertencem à Marisol, a possibilidade de retornar peças à fabricante, e em troca são oferecidos créditos para futuras compras.

A iniciativa funciona da seguinte forma: Todas as peças lançadas a partir da coleção Primavera-Verão 2020 possuem a etiqueta do projeto Re-conta. Contudo, é possível realizar a troca de algumas peças sem identificação através de uma avaliação dos vendedores.

 A etiqueta também informa o prazo para que os clientes troquem as peças. Feito isso, após avaliação do estado do item, os clientes ganham 30% do valor pago no produto em créditos para usar em novas compras.

Desde que a parceria surgiu, em 2020, a quantidade de lojas cadastradas passou de três para oito unidades, todas em São Paulo e Campinas.

Clique aqui e confira todos os detalhes da iniciativa

80% do lixo têxtil não é reciclado no Brasil  

Não dá para negar: em volta da indústria da moda, existem várias lacunas quando pensamos na questão ambiental, o que têm obrigado marcas a repensarem seu modelo de negócio e de produção.

Isso porque, um volume enorme de material têxtil é desperdiçado todos os anos na confecção de roupas que são usadas poucas vezes, e que na hora do descarte seguem direto para o aterro sanitário, sem qualquer possibilidade de reutilização por meio da reciclagem.

Segundo Dados do Sebrae, publicados pela Revista Piauí, foi revelado que, anualmente, cerca de 170 mil toneladas do lixo brasileiro são de produtos têxteis, ou seja, sobras e descartes de tecido.

Em 2014, o Sebrae revelou que 80% dos resíduos têxteis do Brasil vão parar nos lixões ou são incinerados, enquanto apenas 20% são reciclados.

Texto produzido em 27/1/2022


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024