17 de Junho de 2020,11h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Alunos do curso de engenharia da USP (Universidade de São Paulo) criaram uma embalagem sustentável, o Re.pote, para diminuir o uso de plásticos descartáveis em nosso dia a dia.
A invenção foi realizada em parceria com a engenheira de produção Júlia Berlingeri, que teve a ideia e buscou a empresa Poli Júnior, associação civil sem fins lucrativos constituída e administrada pelos estudantes de engenharia da universidade, para desenvolver o produto.
Depois de muitos estudos e pesquisas para escolher o melhor material para compor o item, além da orientação de professores da instituição de ensino, a empresa chegou a conclusão de que o ideal seria produzir um recipiente com duas camadas.
A parte externa seria fabricada com um plástico do tipo polipropileno reciclado, material barato e fácil de se encontrar no mercado de reciclagem. Já a parte interna, que fica em contato com a comida, teria uma camada de polipropileno virgem que, mesmo não sendo reciclado, não anula a sustentabilidade do produto.
Para saber se o produto faria sucesso, a empresa fez uma pesquisa de mercado com restaurantes e clientes de delivery. Ao todo, cerca de 70% responderam que estavam muito interessados no produto e na iniciativa.
Hoje em dia, o produto está em fase de implementação. A equipe elaborou três modelos de recipientes diferentes com a ajuda de uma impressora 3D. Parte dessas embalagens foram entregues para algumas pessoas testarem.
Fonte: Observatório do Terceiro Setor
Texto produzido em 21/05/2020
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil