Recicla Sampa - Maioria das cidades brasileiras têm baixo desenvolvimento sustentável
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Maioria das cidades brasileiras têm baixo desenvolvimento sustentável

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades revela dados preocupantes. Foto: Antonio Scorza / shutterstock.com

Lançada na semana passada, a nova edição do IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades) revela que mais de 70% das cidades brasileiras têm baixos índices de desenvolvimento sustentável.

O índice é referenciado em 100 indicadores e define o desempenho dos municípios norteado pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que têm metas estipuladas para 2030.

Ainda segundo o documento, menos de 1% das cidades brasileiras atingiram níveis satisfatórios e nenhuma chegou à excelência em todos os quesitos.

Outro dado preocupante é que o nível de desenvolvimento sustentável da maioria dos municípios andou para trás ou ficou no mesmo lugar nos últimos sete anos.

Vale lembrar que os 17 ODS foram estabelecidos em um contexto socioambiental e incluem pautas como erradicação da pobreza, saúde, educação e saneamento básico.

Clique aqui e veja na íntegra o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU

A ONU propôs em 2015 aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos. O documento ficou conhecido como Agenda 2030.

De acordo com o site da ONU, esses objetivos podem ser resumidos em: acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima.

A ideia é garantir que as pessoas, em todos os lugares do planeta, possam desfrutar de paz e de prosperidade. São objetivos ambiciosos que abordam os principais desafios do Século XXI enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

“Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres, além de agir contra as mudanças climáticas”, informa a ONU.


Últimas

Notícias

ExpoCatadores 2025 reafirma protagonismo da categoria em SP

Evento reforça papel estratégico da reciclagem popular no desenvolvimento sustentável

19/12/2025
Notícias

Lixo têxtil não para de crescer no Brasil

Boa parte dos tecidos ainda é descartada incorretamente no país

17/12/2025
Notícias

Panorama 2025 reforça importância das cooperativas de reciclagem

Documento da ABREMA apresenta diagnóstico mais recente da gestão de resíduos no Brasil

15/12/2025
Notícias

Colégio de SP vence prêmio nacional Lixo Zero 2025

Projeto SustentArqui impulsiona educação ambiental com ações socioambientais e reciclagem

12/12/2025