26 de Agosto de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Ministério do Meio Ambiente divulgou no começo de junho que o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, programa lançado em 2019, já recolheu mais de 400 toneladas de resíduos pelas praias do Brasil.
O Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar é um dos seis eixos da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, elaborado pelo governo para contemplar a qualidade do ar, das águas, reduzir áreas contaminadas, zelar pelas áreas verdes urbanas e ajudar na gestão de resíduos.
De acordo com o órgão, foram mais de 200 ações de limpeza não só em praias, mas também em mangues e rios, em mais de 100 municípios situados em 17 estados costeiros. Os resultados dessa inciativa estão disponíveis no site do Painel de Resultados de Mutirão de Limpeza, onde é possível ver as informações por Estado, município, praia, e até o tipo de resíduo mais coletado.
A plataforma é atualizada por meio de um documento chamado Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, criado para organizar os dados das ações e incentivar a separação dos resíduos para reciclagem após a coleta.
Além dessa iniciativa, o Ministério também possui outra ferramenta, o Painel Qualidade Ambiental Costeira, plataforma que mostra dados detalhados sobre a possibilidade de banhos nas praias, gestão de resíduos sólidos nos municípios litorâneos e outras ações da equipe costeira.
Fonte: Uol
Texto produzido em 26/06/2020
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil