21 de Novembro de 2022,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Tubos de pomada entram na categoria de resíduos de saúde, podem causar problemas ambientais e sanitários, e não devem ser descartados nem no lixo comum, nem no reciclável.
Existe um projeto de logística reversa em andamento na cidade de São Paulo e você já encontra pontos de descarte para remédios vencidos, tubos de pomada e vidros de medicamento em boa parte das unidades das grandes redes de farmácia presentes na cidade.
As tampinhas plásticas, apesar de serem recicláveis, podem estar contaminadas e também não devem ser descartadas no lixo reciclável.
Portanto, o indicado é você fechar bem o tubo e descartar junto com os outros medicamentos vencidos em pontos de coleta adequados.
Muita gente também tem dúvidas sobre onde e como descartar corretamente as cartelas de remédio vazias em São Paulo.
De saída, é importante destacar que você não deve descartar essas embalagens no lixo comum ou no reciclável.
E mesmo que você tenha usado todos os comprimidos, as embalagens ficam contaminadas e devem ser descartadas junto com os medicamentos vencidos.
Aqui na capital, você pode descartar as cartelas vazias e os medicamentos vencidos em coletores instalados nas farmácias das grandes redes presentes na cidade, em algumas UBSs e hospitais.
Conversamos com as cooperativas de reciclagem e organizamos uma lista de orientações
Saiba como é possível separar o lixo reciclável mesmo sem um sistema municipal estruturado
Iniciativa da Green Mining troca materiais recicláveis por remuneração justa
Programa Recicla Cash ainda será avaliado por diferentes comissões do Senado